Entenda melhor o conceito de 5W2H e como ele se relaciona com o planejamento estratégico

No mundo dos negócios, toda e qualquer iniciativa empresarial precisa de um cuidadoso planejamento estratégico para dar certo e se sobressair à concorrência.

É para facilitar esse intuito que frequentemente vemos surgir novas e engenhosas ferramentas de gestão, algumas relativamente recentes como os softwares BPM, outras mais antigas, porém ainda eficientes, como o ciclo PDCA e a planilha 5W2H.

Mas qual o conceito de 5W2H? O que está por trás deste nome aparentemente confuso e complexo?

O 5W2H ajuda a concretizar ideias e elaborar planos de ações

É fato que ideias só passam a ser válidas a partir do momento em que são colocadas no papel, e o 5W2H é uma ferramenta que permite organizá-las de maneira intuitiva e funcional por meio de um checklist, ou lista de verificações.

O 5W2H é perfeito para a elaboração de projetos, controle de processos e gestão de qualidade, uma vez que ele permite uma visão abrangente e de fácil entendimento de todas as questões e fases envolvidas.

Em um primeiro momento pode até parecer complicado, mas ele recebe este nome devido as iniciais em inglês para cada uma das etapas que o compõem, que na verdade tratam-se de perguntas pertinentes e fundamentais a qualquer processo empresarial ou plano de ação:

  • What? (O quê?)
  • When? (Quando?)
  • Who? (Quem?)
  • Where? (Onde?)
  • Why? (Por quê?)
  • How? (Como?)
  • How much? (Quanto custa?)

Quais as principais vantagens por trás do conceito 5W2H?

O 5W2H se destaca das demais metodologias de gestão por ser uma ferramenta ao mesmo tempo simples, completa e eficiente, além de ser dinâmica, pois permite ajustes e modificações pontuais mesmo depois que o plano de ação é colocado em prática.

O conceito 5W2H pode ser usado por qualquer pessoa, com foco empresarial ou individual.

Sua estrutura se assemelha de certa forma com a velha máxima “dividir para conquistar”, já que ele detalhadamente subdivide o planejamento em várias etapas, dando a ele uma compreensão mais ampla e abrangente e, consequentemente, facilitando a sistematização e a execução de ideias.

Sabe como facilitar ainda mais a aplicação do 5W2H no cotidiano da sua empresa? Com o software HEFLO BPM você consegue em tempo real modelar, executar, gerir e monitorar seus processos de negócios de forma clara, ágil e precisa.

Post anterior
Dicas e exemplos de Análise SWOT – Aprenda a fazer
Próximo post
O que é o outsourcing de TI?

Posts Relacionados

3 Comentários. Deixe novo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Menu