5 benefícios de BPM

BPM, ou gerenciamento de processos de negócios, é mais do que uma ferramenta, e sim uma metodologia que, se bem implementada, pode entender sua empresa em detalhes que você nunca imaginou possíveis. Ao entender, corta custos, aumenta rentabilidade, melhora a comunicação, além de outros benefícios BPM!

É senso comum que BPM é um método poderoso que pode resolver os problemas da sua empresa enquanto a faz crescer. Porém, quais são alguns dos concretos benefícios de BPM para sua organização? Isso é o que abordaremos a seguir.

5 benefícios de BPM que vão te fazer começar agora

1 – Redução de desperdício

Quando falamos em desperdício, falamos de todos os tipos dele. Recursos, dinheiro, tempo, esforços, tudo isso é essencial em uma empresa e deve ser alocado de forma inteligente. Se isso não acontecer, o produto/serviço pode até ser entregue, mas não da forma mais efetiva. Isso causará insatisfação no cliente, perda de dinheiro e desorganização.

Com BPM, os processos são escaneados e entendidos, assim tornando mais fácil a visualização de gargalos e pontos de melhoria. Não podemos consertar o que não entendemos, e BPM traz a melhor ferramenta para entender a empresa: mapeamento de processos. Mapear um processo é organizar todos os passos, participantes e informações que o processo tem. Isso resultará em uma melhor alocação de recursos e remoção de tarefas redundantes, trazendo um corte nos desperdícios. Esse é um benefício BPM importante e claro.

2 – Maior visibilidade e controle

BPM funciona com ferramentas que transformam a automação de processos em uma realidade. Todos os passos anteriores, como mapeamento, modelagem, execução e otimização resultam em processos que são tão efetivos que podem ser espalhados automaticamente por toda a empresa. Automação de processos é sobre obter os processos mais otimizados e efetivos e torna-los automáticos, reduzindo o contato humano e aumentando a transparência.

Uma vez que os processos estão automatizados, eles se tornam disponíveis para todo o time. Todos podem visualizar e entender o processo, além de seu papel nele. O gerente tem acesso a todas as informações, pode ver em que passo o processo se encontra e o que todos estão fazendo. Esse benefício BPM claramente resultará em processos mais organizados, ações mais transparentes e resultados mais eficazes. Entenda mais: automação de processos.

3 – Redução de custos e aumento na lucratividade

Se reduzimos os desperdícios, reduzimos custos. Se controlamos mais um processo, tendo a certeza de que ele não tomará nenhum passo desnecessário ou ação indesejada, aumentamos lucros. É simples assim. O processo de implementar BPM em sua empresa pode parecer longo e complexo, mas na verdade quando todo o time está a bordo e os objetivos são estabelecidos, aumento na produtividade é um benefício certo. Veja um caso concreto de quem recobrou 18 milhões de reais com a metodologia BPM.

4 – Conformidade e segurança

Um benefício BPM as vezes esquecido é a segurança que ele traz para sua empresa. As ferramentas de BPM dão ao gerente e acionistas controle sobre tudo o que acontece no processo. Assiste, também, as empresas a documentar e implementar políticas e controles internos. Não há dúvidas de que isso torna sua empresa mais segura, organizada e confiável.

5 – Melhora na comunicação

Queixas comuns dos funcionários envolvem falta de informação, falta de segurança sobre o que é esperado deles e falta de comunicação entre setores. Com BPM, isso muda radicalmente, já que toda a informação é facilmente acessada e atualizada por todos. As funções, também, são determinadas e claras, tornando o trabalho muito mais fácil e organizado e as expectativas controladas.

Os benefícios BPM podem demorar um pouco para aparecer. Eles são, no entanto, duráveis e confiáveis. A cultura da empresa deve ser mudada para receber a metodologia BPM, e todos devem abraça-la. Um software potente e eficaz é essencial para que os resultados sejam atingidos, e o HEFLO BPM é o melhor do mercado para isso. Ele mapeia, modela, executa, otimiza e automatiza todos os processos da sua empresa, tornando BPM uma realidade palpável. Com o controle que esse método traz, é fácil de medir os resultados positivos!

Agora que você já conhece os benefícios de BPM, veja como melhorar seu rendimento com essa metodolgoia em sua organização.

Post anterior
Software de gestão para pequenas empresas – quais são as áreas onde devo investir?
Próximo post
Melhore os processos de negócios na sua empresa e aperfeiçoe em todos os aspectos

Posts Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Menu