5 aplicações concretas da tecnologia BPM para sua empresa

A tecnologia BPM (Business Process Management ou Gerenciamento de Processos de Negócio) reúne diversas ferramentas, métodos e técnicas gerenciais com o propósito de monitorar e controlar o desenvolvimento, andamento e conclusão dos processos, bem como medir a eficiência dos recursos aplicados para a gestão de tais processos.

Mas a tecnologia BPM vai muito além de um simples gerenciamento de processos, pois esta poderosa ferramenta, quando implantada, pode transformar a insatisfação nos resultados alcançados em melhorias efetivas em uma organização.

O diferencial da tecnologia BPM está na inovação através de ferramentas e tecnologias que permitem não somente gerenciar um processo de negócio através de seus componentes (tarefas, pessoas, máquinas e softwares), como também extrair precisamente custos, tempo e consumo de recursos inerentes a cada um destes componentes.

 

BPM. Muito mais que uma tecnologia, um método para a melhoria

O BPM deve ser entendido como uma abordagem ampla, que diz respeito não somente à implantação de tecnologias, mas também, e fundamentalmente, à aplicação de métodos e técnicas para o projeto, implantação, controle e melhoria contínua dos processos, que trazem inúmeros ganhos como, por exemplo, maior confiabilidade, redução dos custos e maior capacidade de resposta às mudanças nos requisitos dos clientes.

Inovação, flexibilidade e integração com a tecnologia. O BPM tem como foco alcançar os objetivos das organizações, sejam elas grandes ou pequenas, por meio de melhorias, gestão e controle de métodos, técnicas e ferramentas para analisar, modelar, publicar, otimizar e controlar processos envolvendo recursos humanos, aplicações, documentos e outras fontes de informação.

Veja neste vídeo como uma ferramenta tecnológica como o HEFLO BPM pode auxiliar no controle e gestão de processos de negócio:

Série de vídeos sobre automatização de processos de negócio BPM

Além disso, algumas ferramentas do BPM podem literalmente simular os diversos cenários propostos pelos analistas a partir da particularidade de cada cliente e gerar métricas de eficiência temporal ou monetária para um processo específico. Outra vantagem é a capacidade de comparação entre cenários a fim de que o melhor seja automatizado através de um sistema de comunicação interna ou externa.

Alguns dos benefícios que a tecnologia BPM trará para sua empresa:

  • Transparência em todas as etapas do processo. Veja um case de sucesso: Alog Data Center;
  • Maior controle administrativo. Veja um case de sucesso: Bodytech;
  • Aumento de produtividade. Veja um case de sucesso: Bureau Veritas;
  • Redução de custos. Veja um case de sucesso: Tour HouseITMSS;
  • Automação de processos e geração de evidências. Veja um case de sucesso: Sebrae RJ.
Post anterior
Tudo sobre Workflow – Conceitos, tipos, diferenças
Próximo post
O que é mapeamento de processos. Conheça seus benefícios

Posts Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Menu