Porque todo gerente precisa saber o que é business process modeling

Business process modeling faz parte de uma metodologia maior chamada Business Process Management. BPM é um método usado para organizar e otimizar os processos de uma empresa, assim melhorando a empresa em si. Em português significa modelagem de processos de negócios, e é uma etapa crucial para o sucesso da empresa.

Process modeling é um passo de BPM, e representa analiticamente o processo de negócio. Vem logo depois do mapeamento de processos, que estuda e entende os processos e como funcionam.

Definições de business process modeling

Para que você possa entender melhor o conceito, separamos algumas definições diferentes da modelagem de processos.

  1. Business process modeling é a visualização gráfica do processo, seus passos, a informação compartilhada, as pessoas envolvidas e seu propósito.
  2. Modelagem de processos é a análise e otimização da arquitetura do negócio.
  3. É usado para definir o estado futuro do processo, como deve e vai funcionar mais eficientemente.
  4. Business process modeling é um sistema que monta simulações do processo para identificar possíveis alterações e melhorias.
  5. É definido pelos analistas de processo, profissionais que estudam e desenham o processo, checando por gargalos e pontos de melhoria.

Veja também: analistas de processo.

Benefícios de business process modeling

Modelar os processos de sua empresa trará inúmeros benefícios para a organização. A seguir abordaremos alguns de eles:

  • Cortar custos: quando estudamos e modelamos o processo, é fácil de identificar os gargalos, e livrar-se deles. Você pode acabar com as tarefas duplicadas e economizar muito dinheiro cortando os desperdícios.
  • Alinhar as operações com a estratégia de negócios: todas as empresas têm um objetivo, uma visão, uma missão e uma estratégia. As vezes os processos não são conduzidos com tudo isso em mente. Business process modeling alinha os dois, gerando resultados muito melhores.
  • Melhora a comunicação: companhias de sucesso tem sempre algo em comum> seus times são organizados e todos conhecem seus papéis. Para que os funcionários atinjam suas melhores performances, eles têm que saber exatamente o que é esperado deles, o que eles podem fazer ou não e sua importância para a empresa.
  • Aumenta o controle e a consistência: através do entendimento e representação dos processos, eles se tornam mais otimizados e funcionam da melhor maneira possível. Através da repetição do que funciona e da melhoria continua, o processo desenvolve uma consistência, e o gerente consegue controlar todos os passos e ter uma visão geral completa.

Veja também como cortar custos com BPM e leia esse case concreto de uma empresa que recuperou milhões em receita através de BPM e de business process modeling.

Entender e aplicar business process modeling na sua empresa vai aumentar a satisfação de seus clientes, a eficiência de seus processos, a produtividade da sua empresa e a qualidade dos seus serviços/produtos, tudo isso enquanto diminui custos e desperdícios.

Se você estiver em busca de um modelador online e grátis, dê uma conferida no HEFLO. Ele é um dos melhores softwares do mercado em business process modeling. Permite a modelagem dos processos e gera a documentação em um plano free, ainda oferece alguns recursos complementares para todo o business process management em um plano premium. >> Conheça este modelador grátis.

Agora que você já entende bem a modelagem de processos, veja como implementa-la através de Business Model and Notation.

Post anterior
O que é governança de dados?
Próximo post
Saiba tudo sobre modelagem de processos de negócios

Posts Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Menu