Saber como documentar processos é um fator de grande importância para a implementação do BPM em uma empresa.
Sem isso, será muito difícil entender plenamente e formalizar como funciona a cadeia de valor do negócio e, posteriormente, a partir desse entendimento, mapear o processo AS IS (como ele é hoje) e como ele será no futuro, após as melhorias (TO BE).
Outro ponto relevante da documentação de processos é proporcionar a referência formal, e acordada por todos os envolvidos em BPM na empresa, para que os gestores possam monitorar e gerenciar a cadeia de processos, os procedimentos, seu desempenho e os resultados efetivos das melhorias.
Para ajudar você a entender melhor como documentar processos nesses 3 momentos da implementação do BPM em sua empresa, elaboramos uma lista de diretrizes e cuidados a serem usados em cada um deles.
Confira: 3 Técnicas de mapeamento, análise e melhoria de processos
Como documentar processos de negócios
Importância de documentar processos na cadeia de valor
O objetivo de se entender e documentar a cadeia de valor é descrever os processos de maneira ampla, na forma de um fluxo de atividades que culminam na entrega do produto final.
Será a partir dela que o desenho (AS IS) e redesenho dos processos (TO BE) poderá ser feito.
Veja algumas dicas gerais de como fazer essa documentação:
- Comece obtendo uma visão geral das principais atividades e produtos desenvolvidos na empresa.
- Uma lista de todos os produtos e serviços da empresa ajuda bastante a começar a entender a cadeia de valor.
- Lembre-se de identificar os processos usados para gerar esses produtos e serviços.
- Descreva todas as atividades da empresa, a partir dessa visão global.
- Tente colocar os processos em uma ordem cronológica.
- Alguns processos podem acontecer em paralelo.
- Evite desdobrar em mais de 3 os níveis de cada processo da cadeia de valor.
- Identifique quando se inicia e quando termina cada processo.
Como dissemos, esta é uma etapa preliminar à documentação dos processos AS IS e TO BE. Veja agora como documentar essas etapas do BPM.
Como documentar processos AS IS
Para colher as informações necessárias para documentar o processo atual, é possível usar uma série de técnicas:
- Observação direta: Um observador se coloca próximo a quem executa a tarefa e colhe o máximo de informações possíveis.
- Entrevistas pessoais: Apesar de ser uma maneira bastante prática de obter informações dos participantes do processo, é importante levar em conta diversas opiniões, evitando centrar as conclusões em um único entrevistado.
- Questionários estruturados: São elaboradas uma série de perguntas e enviadas aos participantes dos processos para que as respondam formalmente e por escrito, já criando uma base sólida para o desenho do processo.
- Reuniões de levantamento: Também chamadas de reuniões JAD (Joint Application Development) são compostas por representantes dos envolvidos com o processo e que se reúnem algumas vezes com o objetivo específico de documentar esse processo. A vantagem deste método é que ao mesmo tempo em que se “desvenda” e documenta o processo, essas conclusões já estão sendo validadas e acordadas pelos integrantes do grupo.
Principais elementos da documentação do processo AS IS
O processo AS IS deve ser representado por um diagrama onde fiquem bem claras as seguintes informações:
- Inputs: as entradas do processo.
- Funções sistêmicas de suporte.
- Identificação dos responsáveis pela execução do processo.
- Uma descrição detalhada de como se realiza o processo.
- Outputs: as saídas do processo.
Esta também é uma excelente oportunidade para tentar se entender problemas e falhas do processo AS IS, para se detectar oportunidades de melhorias!
CASE: Exemplo de mapeamento de processo de uma empresa
Como documentar processos TO BE
No caso do redesenho dos processos, pensando em como melhorá-los e otimizá-los para definir como serão no futuro, não faz sentido a observação, pois o processo ainda não existe!
O mais usado para se definir o novo processo são entrevistas e reuniões JAD, de maneira semelhante ao que se faz na fase AS IS, mas com outros objetivos.
Quanto aos elementos que devem constar da documentação, são os mesmos citados e detalhados acima: diagrama, inputs, funções sistêmicas de suporte, responsáveis, descrição do processo e outputs.
Veja mais: As 7 atividades do Processo To Be e como executá-las
Cuidados ao fazer a documentação de processo
Não há como documentar processos sem tomar alguns cuidados importantes, seja na fase AS IS como na fase TO BE:
- Tenha bem claros quais são os objetivos do projeto e aonde se quer chegar.
- Certifique-se de alinhar seu projeto com os objetivos estratégicos da empresa.
- Defina a equipe e os participantes deste projeto.
- Providencie os recursos e insumos necessários para poder iniciar os trabalhos.
- Determinar uma notação padrão para o projeto. A mais recomendada é a BPMN 2.0.
- Escolher uma ferramenta adequada de modelagem de processos.
- Defina previamente as técnicas para coleta de dados e informações que servirão de base para a documentação.
- Seja claro ao definir quais as melhorias que serão conseguidas (na fase TO BE) e alinhe as expectativas de resultados com os gestores da organização.
Saiba mais: Porque e como usar a mais aceita notação BPMN 2.0
Objetivos da documentação de processos
Agora que você sabe mais sobre como documentar processos, entenda porque isso é importante:
- Cria uma base de conhecimento para a empresa.
- É a fonte para se escreverem manuais de processos.
- Facilita treinamentos e capacitações.
- Os processos podem ser padronizados e reutilizados em outros ou novos processos.
- Permite o gerenciamento dos processos baseado em um documento formal.
- Define indicadores de desempenho para a alta gestão da empresa.
Veja também: A documentação de processos é realmente necessária?
1 Comentário. Deixe novo
Prezados, boa noite e parabéns pelo excelente e esclarecedor artigo.
Sobre a etapa de mapeamento de processos (AS IS ou TO BE), restou-me uma dúvida: como mensurar o tempo para mapear os processos?
Sabemos que o mapeamento de processos é hoje um dos mecanismos mais importantes para o desenvolvimento de uma organização; entretanto, desenvolver este tipo de trabalho requer mensuração de tempo para que os gestores possam estabelecer as estratégias e ações a serem adotadas.
Por exemplo: um analista de processos é designado para mapear um setor que possui 60 processos; sendo assim:
1. Quanto tempo ele dispõe para montar o fluxo de todos esses processos? 1, 2, 3 meses?
2. Como deve ser medido esse tempo? Por atividade identificada em um diagrama de processo de um processo? Por Diagrama de Processo construído?