Como melhorar a qualidade em serviços por meio de processos

Prestar serviços com alto nível de qualidade é atualmente considerado uma estratégia essencial para a sobrevivência e para o sucesso de uma empresa diante do competitivo cenário mercadológico atual. De acordo com estudo divulgado pelo consultor de marketing americano Philip Kotler, em seu livro “Administração do Marketing”, o setor de serviços vem se expandindo muito nos dias atuais e é também o que mais cresce em termos de economia na maior parte do mundo, tanto em faturamento quanto no emprego de mão de obra.

Dessa forma as empresas precisam estar preparadas para atender às necessidades de seus clientes oferecendo um alto nível qualidade em serviços a fim de satisfazê-los e de construir uma relação de fidelidade. Porém, é preciso muita dedicação para fazer com que a busca pela excelência do serviço prestado seja de fato levada a sério por todos os envolvidos; e que métodos, medidas e políticas de trabalho concreto sejam adotadas de forma eficaz para o sucesso desta busca.

 

Quanto mais se investe em bem atender e prestar serviços de qualidade, maiores são o retorno financeiro e o reconhecimento dos clientes, comprova um estudo realizado pelo Instituto de Planejamento Estratégico de Cambridge com a colaboração da Escola de Administração de Harvard, e que foi resumido por Richard C. Whiteley em seu livro “A empresa totalmente voltada para o cliente”. O estudo revela que, quando uma empresa tem a qualidade em serviços ela se destaca entre as 20% melhores do seu ramo, ela é capaz de obter retorno de investimento bruto de em média 32% ao ano e que, quando seu reconhecimento a colocou entre as 40% piores, este retorno de investimento foi em média 14% menor. Isso caracteriza uma diferença significativa.

Segundo Wallace Oliveira, CEO da Venki Tecnologia, a Gestão por Processos seria um dos mecanismos capaz de gerenciar o nível de serviço prestado.

“Defendemos a ideia de que a Gestão por Processos é uma ferramenta fundamental para melhorar a qualidade em serviços prestados, pois com a automatização de processos conseguimos promover transparência, definir responsabilidades entre as pessoas envolvidas, padronizar a comunicação, monitorar tarefas e agir de forma proativa evitando não conformidades e trabalhando para melhorar a qualidade em serviços prestados”.

Quais são os passos para melhorar a qualidade em serviços?

Para o CEO da Venki, a implantação da Gestão por Processos irá fazer com que a empresa alcance o resultado esperado de qualidade em serviços, a partir de algumas etapas:

Além de seguir estas etapas, o CEO da Venki Tecnologia afirma que é preciso adotar políticas de remuneração, metas e desafios a serem cumpridos, como evidenciamos em artigo recentemente compartilhado no blog que conta o balanço positivo alcançado pela Venki em 2012 perante seus clientes que, a cada dia que passa, demonstram estar mais satisfeitos. “Atender bem o cliente é um excelente negócio”, finaliza o executivo.

Post anterior
Gestão à vista de processos de negócio
Próximo post
Como aumentar a qualidade do serviço prestado pelo SAC

Posts Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Menu