Como melhorar o desempenho de uma empresa com auxílio de BPM

Como melhorar o desempenho de uma empresa é uma pergunta que pode ter diversas respostas. Uma delas, podemos assegurar, é a implementação de um sistema BPM. Com ele, o propósito é atingir os objetivos estratégicos da empresa por meio, dentre outras atividades, da definição, modelagem e melhoria dos processos, com a intenção de diminuir gargalos e aumentar sua eficiência e eficácia. Com a adoção de práticas de BPM, o foco da gestão se detem sobre a análise da cadeia de valor, buscando identificar tanto os processos que agregam mais valor, para melhorá-los, quanto os que não contribuem para esse objetivo, para que sejam automatizados ou suprimidos. Se entre suas preocupações está descobrir como melhorar o desempenho de uma empresa, o uso de sistemas BPBM é uma das respostas mais assertivas. A seguir, listamos 5 maneiras práticas de usar o BPM com este objetivo. 

Como melhorar o desempenho de uma empresa com BPM

1- Como melhorar o desempenho de uma empresa com redução de custos

Um dos objetivos perseguidos pelo uso de BPM é exatamente a identificação de melhorias nos processos que podem se traduzir na redução de custos. A metodologia BPM é muito efetiva nessa conquista, mas algumas medidas práticas também podem ajudar nesta busca, veja:

  • Peça sugestões aos colaboradores
  • Reduza desperdícios
  • Procure fornecedores e materiais alternativos
  • Renegocie contratos
  • Gire mais rapidamente os estoques
  • Pague menos juros ao comprar
  • Use o lote econômico de compra
  • Mude de endereço
  • Terceirize
  • Renove máquinas e equipamentos

Veja detalhes: Redução de custos operacionais: 10 sugestões práticas

2- Como melhorar o desempenho de uma empresa com ferramentas de qualidade

Atualmente, a gestão da qualidade se tornou uma obrigação para as empresas que realmente desejam alcançar seus objetivos operacionais, encantando clientes. Os consumidores não toleram mais produtos de qualidade duvidosa, inclusive no que se refere a sua origem, cumprimento dos direitos trabalhistas, ética, sustentabilidade e respeito ao meio ambiente. Uma maneira bastante eficaz de atingir estes objetivos é uso de BPM com auxílio de ferramentas de qualidade consagradas, tais como:

Saiba mais: 3 ferramentas para Gestão da Qualidade e Processos

3- Como melhorar o desempenho de uma empresa com padronização de processos

Ao padronizar processos o desempenho da empresa será melhorado porque muitos deles poderão ser reutilizados em outras áreas e departamentos, o que chamamos de componentização de processos. Essa atividade envolve a definição de um padrão, a comunicação desse padrão para as equipes e abusca de sua aceitação e, a partir daí, proporcionar sua melhoria contínua.

Confira: Padronização de processos: tudo o que você precisa saber.

4- Como melhorar o desempenho de uma empresa com desenho de processos

Considerada uma das etapas chave da implementação de gestão BPM, o desenho de processos leva em conta a análise do estado atual dos processos, como eles estão agora (“AS IS”’), para se definir como ele deve se comportar no futuro (“TO BE”). É claro que o objetivo é identificar as tarefas críticas, gargalos, possibilidades de automatização, redução de custos e a promoção da melhoria contínua na busca da eficiência e da eficácia. Sem dúvida, é uma etapa muito importante para gestores que querem melhor desempenho nas empresas.

Conheça também: Os 7 princípios do desenho de processos

5- Como melhorar o desempenho de uma empresa com certificações da qualidade

As três certificações de qualidade mais empregadas no Brasil são a ISO 9.001 (sistemas de gestão da qualidade), a ISO 14.001 (qualidade da gestão ambiental) e ISO 16.001 (responsabilidade social). Seu processo de imlpementação deve ser certificado por instituições independentes e, por sí, já traz diversas melhorias para a empresa, com a adoção de processos padronizados, abertura de mercados que exigem certificação, facilidade no atendimento de normas legais (sempre contempladas nesses certificados) e até mesmo facilitam a absorção pela empresa da chamada “cultura de processos” e do espírtio de “busca da excelência operacional”. Por certo, uma certificação de qualidade só tem a trazer benefícios ao desempenho de uma empresa.

Veja mais: Certificações de qualidade: os 3 passos para obter

 

Post anterior
Definição de BPM: saiba como agregar valor ao seu negócio
Próximo post
Matriz SWOT: 5 passos para construir uma rapidamente

Posts Relacionados

Nenhum resultado encontrado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Menu