como-motivar-uma-equipe

Como motivar uma equipe sendo CHEFE

Posted Venki Conceitos

Saber como motivar uma equipe é uma verdadeira arte de influenciar pessoas para que tenham vontade de fazer o que é necessário.

No fundo, motivar significa dar um motivo, uma razão para a pessoa fazer aquilo.

É por isso que muitas vezes sua equipe não está motivada: ela não vê o porquê de se envolver com aquela tarefa e aqueles planos: não está percebendo valor algum para ela, isto é: cada um dos integrantes da equipe, não enxerga qual a vantagem para se esforçar mais.

Não, não diga: – Estou pagando um salário, isto é motivo suficiente!

Quem pensa assim, nunca saberá como motivar uma equipe!

Uma postura muito interessante é tentar criar uma cultura empreendedora na empresa, mas para que isso funcione, é preciso premiar por resultados. Vamos falar disso mais adiante.

E se você quer passar um pouco desse espírito para seus funcionários, recomendamos que assistam alguns vídeos de empreendedorismo, principalmente do TED Talks.

Mas vamos ser mais objetivos nesta postagem. Poderíamos falar aqui das famosas teorias de Herzberg, David McClelland e Marslow, ou mesmo passar algumas frases de produtividade para inspirar seu time e motivar funcionários.

Em vez disso, vamos passar cinco dicas práticas que resumem o comportamento ideal que um líder deve ter. São 5 letras que resumem como motivar uma equipe, C H E F E:

  • Condições de trabalho adequadas
  • Honrarias, Premiações e Reconhecimento
  • Envolvimento da equipe na busca de soluções
  • Feedback Constante
  • Exemplo e Competência

Vamos ver, a seguir, cada um desses fatores em mais detalhes.

CHEFE: como motivar uma equipe de vendas com 5 atitudes de líder!

Estas práticas de gerenciamento de equipe tem um pouco de cada uma das teorias citadas acimas. No fundo, são uma maneira simples de lidar com seu grupo e mostrar que se importa com eles e de quanto precisa deles para atingir os melhores resultados.

1- Condições de trabalho adequadas

Sem condições de trabalho não há como motivar uma equipe. E não estamos falando aqui de situações precárias, estamos falando em fornecer equipamentos, softwares, cursos e treinamentos, assim como uma remuneração condizente com a de mercado, benefícios, transporte, alimentação e, se possível, promover a saúde do trabalhador.

E esse fator, note bem, não é motivador da equipe, mas sem ele, será impossível motivá-la!

2- Honrarias, Premiações e Reconhecimento

Se você parar só nas honrarias, isto é, diplomas, certificados, troféus e discursos, não vai funcionar. É preciso fazer as 3 coisas: homenagear quem merece, premiar (preferencialmente em dinheiro) e reconhecer publicamente.

Com isso, queremos dizer que é possível ir muito além das comissões para gerar motivação em vendas ou em qualquer outra atividade do seu negócio.

Premiar com viagens e experiências pode ser bastante efetivo, assim como envolver a família dos premiados.

3- Envolvimento da equipe na busca de soluções

Não basta dar ordens, delegar tarefas, controlar resultados, corrigir rumos e tomar novas decisões, sem que ninguém entenda muito bem o que está acontecendo.

As equipes precisam perceber como estão contribuindo para o sucesso da empresa e como o papel de cada integrante é importante para que as coisas ocorram da forma ideal.

Faça reuniões de alinhamento, peça sugestões, delegue responsabilidades!

Sentir-se parte de um processo maior, de um objetivo comum do grupo, faz as pessoas terem um motivo para trabalhar e se comprometerem com os resultados.

4- Feedback constante

Mas não estamos falando aqui daquelas maçantes reuniões entre chefe e funcionário em que ninguém sabe direito como fazer o feedback e acaba se gerando um terrível mal-estar.

Pense assim: depois que você conseguiu envolver sua equipe nos projetos e cada profissional começa a se esforçar para dar o melhor de si. Não tem como motivar uma equipe sem passar constantes atualizações do desempenho do trabalho, como cada um está se saindo e como os outros níveis hierárquicos da empresa estão vendo aquele esforço deles.

Mesmo que os resultados estejam se desviando do objetivos, reúna a equipe e explique o que está acontecendo, tentem descobrir juntos o que pode ser melhorado, corrijam os rumos e criem um aprendizado para os próximos projetos!

5- Exemplo e Competência

Ninguém segue alguém em que não confia, que diz uma coisa e faz outra e que não se rege pelas mesmas regras que cobra de seus subordinados. O chefe precisa mostrar que entende do que está fazendo, que suas ordens têm relevância e razão de ser e, mais que isso, ele deve ser um modelo de conduta para a seus colaboradores.

São 5 letrinhas apenas, mas podem fazer uma enorme diferença na motivação de suas equipes, experimente!

Este post foi escrito por Gustavo Paulillo, CEO do Agendor, app para web e mobile, que ajuda milhares de equipes a organizar e aumentar as vendas diariamente. Pelo Agendor, você centraliza o cadastro de clientes, acompanha as vendas em andamento e extrai relatórios detalhados para analisar os resultados de seu negócio.

2 thoughts on “Como motivar uma equipe sendo CHEFE

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.