4 dicas sobre cultura da qualidade

A quantas anda a cultura da qualidade em sua empresa? O conceito de qualidade foi primeiramente associado à definição de conformidade às especificações. Posteriormente o conceito evoluiu para a visão de satisfação do cliente e hoje as organizações adotaram o quesito qualidade de uma forma mais ampla, no que conhecemos como gestão pela qualidade.

A gestão pela qualidade significa criar, intencionalmente, uma cultura organizacional em que todas as transações são perfeitamente entendidas e corretamente realizadas, e onde os relacionamentos entre funcionários, fornecedores e clientes são bem-sucedidos.

O desenvolvimento de uma cultura da qualidade é uma abordagem abrangente que visa melhorar a competitividade, a eficácia e a flexibilidade de uma organização por meio de planejamento, organização e compreensão de cada atividade, envolvendo cada indivíduo em cada nível.

Conheça as 9 regras para a qualidade total nas empresas.

A qualidade precisa ser divulgada aos funcionários, fornecedores e clientes, precisa ser embutida nos valores da organização e em sua cultura. Ela somente será real se estiver difundida e praticada, não estando somente nas normas da empresa ou na cabeça de alguns gestores.

E disseminar a cultura da qualidade envolve conquistar a confiança das pessoas, de forma que elas concordem com os objetivos da empresa, sintam-se parte fundamental para a tomada de decisões e principalmente tenham orgulho de trabalhar nela.

4 Dicas para implantar e nutrir a cultura da qualidade em sua empresa

Faça reuniões para falar sobre qualidade

Reúna a cada 15 dias toda sua equipe para apresentar os resultados das ações e informar sobre o desempenho da empresa. Este ato incluirá seus colaboradores no plano geral da organização e resultará na participação e um maior envolvimento das pessoas.

Motive através de palestras

É muito interesse e necessário conhecer novas atitudes e também ouvir sobre as práticas e experiências de outros profissionais, por isso, promova palestras motivacionais e inclua o tema cultura da qualidade entre os temas.

Invista em treinamento

Os treinamentos são e serão sempre a melhor forma de equiparar conhecimentos e colocar uma equipe no rumo certo para conquistar um objetivo. Invista em treinamentos criativos, com dinâmicas de grupo e informações consistentes, baseadas na realidade de sua empresa.

Modernize sua tecnologia

Invista em tecnologia e ganhe em qualidade. O HEFLO BPM, é um software que permite modelar, executar e gerir processos de negócios, tornando a operação ágil e os objetivos gerenciais claros e monitoráveis. Entenda também o que é BPM.

Post anterior
Mapeamento de processos BPM – As 7 fases de um projeto
Próximo post
BPMS Showcase quer difundir ainda mais o gerenciamento de processos

Posts Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Menu