Por que trabalhamos tanto? É necessário delegar responsabilidades

Recentemente publicamos aqui em nosso blog um post que teve como base uma matéria publicada na Revista Exame que falava sobre a improdutividade do trabalhador brasileiro. Em contra partida, em sua última publicação a Revista traz uma nova matéria que aborda a questão do trabalho, sua rotina e produtividade, fazendo um questionamento: “Por que trabalhamos tanto?”.

Segundo dados divulgados na matéria, atualmente, os altos executivos brasileiros têm passado em torno de 14 horas no escritório, 1 hora a mais do que constataram em 2006. Sendo assim estes profissionais teriam outras 10 horas/dia para usufruir praticando outras atividades, isso considerando uma noite de sono. A matéria revela ainda que, de acordo com um levantamento feito pela consultora Betania Tanura com mais de 1000 executivos entre as 500 maiores empresas do Brasil, 75% deles está insatisfeito com suas rotinas, principalmente as mulheres que possuem filhos com até 10 anos de idade. A consultora afirma que o trabalho cada vez mais requer uma dedicação extrema, o que de fato vem a ser uma constatação global.

Executivos têm suas rotinas pessoais invadidas pelo trabalho, seja em horas extras pela madrugada, em ocasião de viagens e até mesmo aos finais de semana. Isso tem acontecido muito em função das novas oportunidades de negócio que surgem com o crescimento econômico do nosso país, fazendo com que as empresas aproveitem o momento para acelerar e dedicar-se a estratégias de expansão que requerem energia extra e movimentam a rotina desses executivos de forma positiva.

A partir daí as empresas tendem a valorizar a presença e horas de dedicação dos profissionais no escritório que, na busca pelo melhor resultado, acabam restringindo rigorosamente seus compromissos pessoais, isso, sem precedentes. E, é em meio a essa falta de tempo, horas extras de dedicação ao trabalho e a privação da vida pessoal que podemos ressaltar as melhorias agregadas pela implantação de uma ferramenta que auxilie na gestão dos processos dessa empresa estabelecendo um fluxo de trabalho que otimize a execução das tarefas, com visibilidade e controle fazendo com que a dedicação excessiva e algumas vezes exaustiva possa ser reduzida.

Como delegar responsabilidades na minha equipe?

Ocorre que é comum a alta direção das empresas demonstrar dificuldades na hora de delegar responsabilidades, concentrando-as em uma única pessoa que acaba dedicando boa parte do seu tempo rastreando informações via e-mail ou controles paralelos, tornando-se muitas vezes um profissional sobrecarregado. “A falta de uma ferramenta que proporcione a delegação justa, igualitária e homogênea das responsabilidades dificultam a gestão. Quando se automatiza o processo a partir do uso de uma ferramenta de workflow, o gestor terá total controle de sua equipe, não mais precisando acumular e centralizar atividades em uma única pessoa, que geralmente é ele mesmo”, explica o CEO da Venki Tecnologia, Wallace Oliveira.

Outro fator interessante que pode ter uma Gestão por Processos como forte aliada é a questão das exigências de certificação das empresas, entre as quais podemos citar: a ISO, SOX, compromissos de governança corporativa do Novo Mercado e auditorias internas. “Cada dia que passa as empresas são mais cobradas por certificações, que introduzem carga extra de trabalho na equipe. Este desafio também pode ser superado com a automatização do fluxo de trabalho das empresas, um ganho em produção e bons resultados que tem reflexo não só para o operacional e sim para toda a equipe, inclusive para a alta direção”, ressalta Wallace.

Automatizar é preciso para que as longas horas de trabalho extra possam ser reduzidas e em alguns casos até eliminadas, fazendo com que executivos possam aprender a delegar responsabilidades sem ter que carregar o fardo de toda uma equipe em suas costas, e alcançar o sucesso no trabalho sem deixarem de lado suas vidas pessoais e sem que tenham que se perguntar: Por que trabalhamos tanto?

Post anterior
O que é mapeamento de processos TO BE?
Próximo post
Novo portal de processos Supravizio BPM disponível em tablets e smartphones

Posts Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Menu