10 motivos para criar escritório de processos BPM na empresa

A criação de um Escritório de Processos BPM acarreta uma série de vantagens importantes para aquelas empresas que já entenderam que a busca de melhores resultados, redução de custos e eficiência operacional alinhada aos objetivos estratégicos da organização só acontece com o controle adequado dos processos por meio de indicadores.

Este Escritório de Processos BPM será responsável exclusivamente pelo mapeamento, automatizacão e gestão dos processos, tornando estes trabalhos bem mais efetivos.

Elencamos 10 motivos para criar um Escritório de Processos BPM em sua empresa, confira:

1- Autonomia em linha direta com a alta direção

O Escritório de Processos BPM deve ter contato direto com a alta direção da empresa, a quem responde. Quanto menor a ingerência de outras áreas, melhor o desempenho do escritório na busca da  otimização e controle de processos, com foco na melhoria.

2- Liderança clara

Sem um Escritório de Processos BPM implantado não será possível designar um CPO (Chief Process Officer). Está figura concentrará não só a liderança sobre sua equipe, como será o canal de comunicação de todos os demais gestores que necessitem de apoio ou suporte. Ele também é responsável pela definição de metodologias nas diversas áreas da empresa para facilitar o levantamento de indicadores.

3- O Escritório de Processos BPM conta com profissionais focados

Não compartilhados com outras áreas e com tarefas exclusivamente dedicadas ao BPM, os Analistas de Processos acabam por ter uma visão mais ampla de cada processo e da organização como um todo. Tem como responsabilidade a análise, o levantamento de requisitos e a modelagem de processos.

4- Autoridade de especialista

Como seu trabalho se orienta totalmente para o gerenciamento dos processos, seus integrantes são todos com formação especifica em processos ou, se não, profissionais que desenvolveram essas expertise e competência comprovadamente ao longo da carreira. Esta característica, além de permitir a busca das melhores soluções, traz confiança aos demais departamentos que podem contar com o Escritório de Processos sempre que necessário.

5- Alinhamento estratégico

Uma equipe focada tem mais facilidade de fazer com que os processos estejam alinhados com as diretrizes estratégicas da empresa, além de garantir um padrão nas metodologias aplicadas e coerência.

Veja também: O papel dos processos dentro do planejamento estratégico corporativo

6- Visão de resultados

BPM demanda tempo para mostrar seus resultados. Com esta perspectiva em mente, o Escritório de Processos BPM sempre terá que mostrar os benefícios dessa visão de longo prazo, evitando cobranças imediatistas, garantindo, assim, resultados sempre benéficos para a empresa.

7- Multidisciplinaridade

Ao Escritório de Processos cabe agregar à sua equipe tudo que a alta direção pode trazer como contribuição para seu trabalho, permitindo, assim, sua análise e aprovação dos indicadores apresentados.

8- Redução de conflitos

O escritório de processos BPM também atuará intermediando as demandas entre as áreas envolvidas nos processos, centralizando decisões e fazendo as escolhas necessárias para o atendimento dos objetivos estratégicos da empresa, sem privilegiar nenhum setor ou departamento.

9- O Escritório de Processos BPM deve dar suporte às outras áreas

Um papel fundamental. Auxiliando os gestores de área com sua expertise e conhecimentos, o Escritório de Processos garante que a gestão dos processos e a análise dos indicadores seja feita da maneira correta.

10- Investimento com retorno garantido

Com a implementação correta do Escritório de Processos, a empresa perceberá em médio ou longo prazo a redução de custos, eliminação de gargalos, melhor funcionamento entre setores e a aquisição de informações estratégicas, tudo isso revertendo nos resultados organizacionais.

Veja também:

Post anterior
10 passos para criar processos em uma empresa
Próximo post
Processo de comunicação nas empresas: o que não fazer

Posts Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Menu