Esqueça o velho DP: Chegou a Gestão estratégica de RH

A gestão estratégica de RH consiste no gerenciamento dos Recursos Humanos da Empresa de forma a colaborarem ao máximo para o atingimento dos objetivos estratégicos da organização. Para isso, é preciso definir corretamente as competências necessárias para cada colaborador, promover a atração e retenção de talentos, proporcionar um excelente clima organizacional, definir uma política de remuneração adequada, gerenciar o conhecimento e a comunicação interna, além de desenvolver a capacitação por meio de treinamentos e outras iniciativas como a universidade corporativa, por exemplo.

Como se percebe, a velha visão do Departamento de RH como um mero escritório de gestão de pessoal, responsável por fazer cálculos de verbas rescisórias e gerar folhas de pagamento está acabando, pelo menos nas empresas com visão estratégica.

Para que você entenda melhor o novo papel do RH nas organizações e os principais tópicos relacionados ao processo de gestão estratégica de RH, separamos os 5 temas mais importantes relacionados ao assunto.

Processo de gestão estratégica de RH: 5 dicas fundamentais

Com a evolução do Departamento de Pessoal para uma equipe focada em práticas de gestão mais estratégicas, os profissionais da área precisam se aproximar dos níveis mais altos da hierarquia organizacional para conhecerem seus objetivos estratégicos e oferecerem todos os recursos da gestão de pessoas em seu auxílio.

Para isso, é preciso mostrar que o processo de gestão estratégica de RH faz todo sentido em um cenário econômico de concorrência acirrada em que a diferenciação se faz cada vez mais pela inovação e pela prestação de serviços de excelência, tarefas que não podem ser cumpridas por máquinas, mas sempre desenvolvidas por pessoas.

Nesse contexto, a gestão estratégica de RH necessita do auxílio da informação e da eficiência, dois aspectos que poderão ser extremamente beneficiados pelo uso de softwares de BPM específicos para processos de Recursos Humanos.

Confira agora os 5 temas escolhidos:

1- Definição de competências

Este é um dos processos mais estratégicos da gestão de RH. Assim que a alta gestão determina seus objetivos estratégicos, um bom departamento de RH poderá definir quais competências cada um dos colaboradores precisará ter ou desenvolver.

Quantos advogados ou engenheiros a empresa vai precisar?

Com qual nível de experiência e de que escolas preferencialmente?

Será necessário pós-graduados, captar talentos no exterior, buscar na concorrência?

Outros enfoques podem ser iniciar um programa de trainees focado no perfil mais adequado para o futuro da empresa e pensar em treinamentos internos ou em apoio a cursos de graduação e pós-graduação.

2- Atração de talentos

Nem sempre o mercado de trabalho tem profissionais qualificados na quantidade que as empresas precisam. Nessas ocasiões será preciso que sua organização ofereça mais que bons salários.

Um bom clima organizacional e oferecer uma capacitação adequada, além da possibilidade de crescimento na carreira e desenvolvimento pessoal também são muito importantes, assim como outros processos da gestão estratégica de RH.

3- Remuneração e benefícios

Será necessário fazer uma pesquisa no mercado e descobrir a remuneração média de cada função e posto de trabalho para determinar os mais importantes e oferecer algo atrativo, incluindo benefícios como assistência médica, alimentação, transporte e outros, mas de maneira que não comprometa a saúde financeira da empresa.

4- Clima organizacional

O clima do ambiente de trabalho é muito importante para a atração de talentos. É necessário oferecer condições de trabalho além das mínimas, com instalações adequadas, equipamentos para cumprir as tarefas e treinamentos.

Além disso, o funcionário precisa notar que é valorizado pela empresa, que sua opinião conta, receber feedback’s de suas ações, estar a par dos planos da empresa, sentir-se integrante e atuante no grupo, perceber que pode evoluir na organização, acreditar que seus superiores são competentes, que os critérios de promoção são justos e, além disso, sentir-se desafiado e motivado em atividades que o estimulam a ir sempre mais longe.

5- Gestão do conhecimento e capacitação

A gestão do conhecimento visa que as informações e os conhecimentos desenvolvidos pela empresa estejam devidamente documentados e preservados em sistemas de comunicação ágeis, confiáveis e transparentes.

Assim, ao perder um funcionário para a concorrência, ao menos parte de seu conhecimento se mantem na empresa, como um legado. Ao treinar e capacitar funcionários, esta geração de conhecimento se amplia, beneficiando a todos.

Uma excelente maneira de otimizar os processos de gestão estratégica de RH é disponibilizar ferramentas de gestão, como softwares de BPM ágeis, intuitivos e transparentes.

O HEFLO da Venki oferece funcionalidades que vão muito além da modelagem de processos, permitindo que a informação flua com muito mais rapidez e confiança.

Confira este case da Uptec em que diversos processos administrativos, incluindo RH, foram beneficiados com o uso do BPM: Melhoria no controle de processos administrativos na Uptec

Post anterior
Como melhorar o atendimento ao cliente melhorando os processos?
Próximo post
Arquitetura de processos: a base do BPM em sua empresa

Posts Relacionados

Nenhum resultado encontrado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Menu