Gestão familiar. Como alinhar interesses e negócio?

Empresas familiares enfrentam desafios extras em relação às demais empresas que compõem o cenário mercadológico. Um desses desafios é, sem dúvidas, a falta de investimento na implementação de metodologias capazes de fornecer diretrizes para a condução consciente, eficaz e estratégica dos negócios.

O Desafio da gestão familiar

Segundo pesquisa realizada pela PWC Global, com mais de duas mil empresas familiares em todo o mundo, empreendedores de modo geral enfrentam alguns dilemas relacionados à governança e à disseminação dos valores familiares, fatores que implicam diretamente na saúde dos negócios e na construção de uma empresa sólida e de sucesso.

Em virtude do alto grau de competitividade vivenciado pelas empresas atualmente, a adoção de práticas de governança, assim como o conhecimento e entendimento das empresas a cerca de sua missão, visão, valores, estratégia e planejamento corporativos são condições essenciais para que as empresas com gestão familiar possam sobreviver.

Informações divulgadas na Revista Capital Aberto apontam que somente 60% das empresas familiares são passadas para os filhos dos fundadores e, destas, 30% chegam até os netos, ou seja, somente 18% delas atingem a terceira geração e a principal causa da baixa sobrevivência apontada são as desavenças entre familiares.

Outros estudos comprovam ainda que a adoção de ferramentas que colaboram para a padronização, organização e controle dos negócios refletem de forma positiva na gestão da empresa, colaborando inclusive para que esta esteja apta a trabalhar no constante aprimoramento de seu desempenho empresarial com foco na otimização da eficiência produtiva e estratégica.

De acordo com o empresário, consultor e auditor Marcelo Lico, além da adoção de práticas de governança corporativa, o diálogo é um fator fundamental para o crescimento sustentável e consolidação das empresas de gestão familiar no mercado.

“Não é possível a perpetuidade de um negócio sem diálogo entre todas as partes interessadas. Em uma empresa de gestão familiar, esse aspecto deve ser ainda mais reforçado, pois teremos dentro de um mesmo grupo de pessoas situações familiares e empresariais. Por isso, o mais importante é saber distinguir um do outro”.

Criar um Conselho garantir o alinhamento

O executivo acredita que as regras impostas pela governança se mostram extremamente importantes para a promoção de relacionamentos em que fique clara a separação dos laços de parentesco dos negócios e a tomada de decisão seja baseada no profissionalismo da equipe diretiva e dos demais colaboradores da empresa.

“Nesse cenário, o auxílio de profissionais focados em Governança Corporativa apresenta-se como uma alternativa para a gestão dessas empresas. Desta maneira, a família e os gestores podem avaliar qual é a melhor forma de alinhamento familiar e de negócios e se é aplicável a constituição de um Conselho, composto por membros da família e membros independentes como conselheiros consultivos”, aponta Marcelo.

Como o BPM pode melhorar a gestão familiar?

E para que a governança corporativa de uma empresa de gestão familiar seja efetiva, existem no mercado ferramentas que muito contribuem para o cumprimento e acompanhamento da metodologia na prática. As chamadas ferramentas BPM de gestão, que visam a organização das atividades, delegação de responsabilidades e registro de indicadores por meio de um fluxograma permitem o acompanhamento constante de cada etapa prevista nos processos de negócio da empresa.

Tais fatores agregados por meio da utilização de ferramentas BPM resultam na criação de valor dos serviços prestados, garantindo assim alto nível de qualidade e satisfação dos clientes. Além disso, quando uma empresa familiar é gerida com base nos princípios e práticas de Governança Corporativa promovem a união de princípios e instrumentos que proporcionam uma organização empresarial mais eficiente, com uma gestão estruturada, conduzida pela confiança e pela transparência. Isso amplia suas possibilidades de captação de investimentos e atuação em novos mercados, gera lucro e crescimento com foco na sucessão familiar.

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