Modelagem de processos BPM – Entenda os conceitos

Qual é a definição da modelagem de processos BPM?

A modelagem de processos BPM é um conjunto de atividades que devem ser seguidas com o objetivo de permitir a criação de um ou mais modelos para a representação, comunicação, análise, desenho, síntese, tomada de decisão e controle de um negócio.

A modelagem de processos de negócio tem como finalidade entender o funcionamento interno da organização – de ponta a ponta – e para isto, são utilizados diversos artefatos como: organogramas, diagramas de posicionamento, fluxos dos processos, dentre outros, que fornecem a visão das atividades executadas pelos funcionários no dia a dia, criando uma base para estudos, melhoria dos processos, estimativas de custos e compreensão correta dos processos corporativos.

Modelagem de processos BPM

A modelagem de processos BPM é considerada importante pela sua capacidade de fornecer a compreensão da empresa e dos mecanismos utilizados para o seu funcionamento.

Na modelagem de processos BPM, informações e documentos são utilizados pelos autores, gerando um fluxo de como as atividades são realizadas, desde seu início até alcançar o objetivo do processo. Para desenvolver um projeto de modelagem de processos, são necessários os seguintes itens:

  • Método: Sequência de passos para levantamento e modelagem de informações.
  • Meta-modelo: Informações a serem modeladas.
  • Notação: Símbolos e regras para representar as informações.
  • Ferramenta: Apoio computacional para documentação das informações. Conheça o HEFLO, uma ferramenta para modelagem de processos BPM grátis para diagramação e documentação.

Existem muitas técnicas de modelagem para se usar de modo a compreender os processos de negócio. A maioria das técnicas tem sido usadas a muitos e muitos anos e surpreendentemente ainda funcionam excepcionalmente bem.

Modelo de Negócio

Um modelo de negócio é uma ferramenta para a criação de formas econômicas, sociais ou de outros valores. O termo ‘‘modelo de negócio’’ é usado para uma ampla gama de descrições formais e informais para representar aspectos centrais de um negócio, incluindo o motivo, as ofertas, as estratégias, infraestrutura, estruturas organizacionais, práticas comerciais, e os processos operacionais e políticos.

No sentido mais básico, um modelo de negócio é o método de fazer negócios pelo qual uma empresa pode se sustentar, isto é, gerar receitas. O modelo de negócios enuncia como uma empresa ganha dinheiro, especificando sua posição na cadeia de valor.

Processo de Negócio

Um processo de negócio é um conjunto de atividades que ocorrem em algum negócio com o objetivo de gerar um produto ou serviço, alcançando determinado objetivo. Geralmente são empresariais, de gestão ou produtivos, eles devem buscar atender os objetivos estratégicos da empresa.

Podemos tornar uma organização mais eficiente se conseguirmos melhorar seus processos, para isso, devemos conhecê-los detalhadamente, pois em muitos casos, os processos não são explícitos ou são muito complexos envolvendo diversas áreas da empresa. Para melhorar os processos, precisamos em primeiro lugar sabermos como eles estão estruturados, sendo necessário modelar o processo para vermos como suas atividades são realizadas, quem são os participantes, que recursos e quais informações são compartilhados.

Assim que a modelagem fica pronta, é possível ter um maior entendimento e possíveis melhorias do negócio, identificando atividades candidatas à automação, definindo sistemas de suporte ao negócio e identificando oportunidades de terceirização, se for uma solução interessante para a empresa.

Não deixe de assistir este vídeo explicando como pode ser feita a modelagem de um processo. Trata-se de uma aula do curso de modelagem BPMN do HEFLO que explica como criar o seu primeiro processo.

CURSO DE BPMN - Aula de Criação do Primeiro Processo

 

Artefatos dos Processos de Negócio Centrais

A abordagem de artefatos de modelos de processo de negócio centrais surgiu como uma nova abordagem promissora para a modelagem de processos de negócio, uma vez que fornece uma solução altamente flexível para capturar as especificações operacionais dos processos de negócio.

Particularmente se concentra em descrever os dados dos processos de negócio, conhecido como “artefatos”, caracterizando os objetos de negócios de dados relevantes, seus ciclos de vida, e serviços relacionados. Os artefatos de processos de negócio centrais promovem a automatização das operações de negócios e apoia a flexibilidade da promulgação do fluxo de trabalho e evolução.

Entenda melhor o que é um mapeamento de processos, e também o que é BPM.

Se você pretende dominar a notação BPMN, a mais aceita no mercado para modelar processos de negócio, confira o treinamento oferecido neste site! Clique aqui.

Post anterior
O que é processo empresarial?
Próximo post
Tudo sobre Workflow – Conceitos, tipos, diferenças

Posts Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Menu