Processo de consultoria de serviço: você já tem um?

Se existe uma atividade que precisa utilizar sempre um fluxo de atividades bem definidas, é o processo de consultoria.

Afinal, o trabalho do consultor também deve ser um exemplo para os integrantes da empresa. Se ele não seguir um fluxo adequado, além de ineficiente, não cumprirá com este papel de balizar comportamentos pela excelência e rigor técnico.

Para ajudar você a implantar um processo de consultoria de serviços testado e aprovado, estamos disponibilizando um diagrama pronto, totalmente editável e já dividido em raias e com todos os tipos de gateways necessários.

Assim, você evita ter que modelar esse processo de negócio, ganhando um tempo precioso, ou ao menos, pode se inspirar nele para adaptar este modelo às especificidades de sua empresa.

Veja também: 7 dicas de modelagem de processos de negócios para leigos

Se você quer ter acesso a esse processo de consultoria pronto para usar e modelar como quiser, acesse este link: processo de serviço de consultoria

Mas, antes disso, que tal entender em detalhes como ele funciona e cada uma de suas etapas?

Diagrama de processo de consultoria de serviços em detalhes

Este modelo processo contém as seguintes atividades, as mais comuns para serviços de consultoria, tais como:

  • Pedido
  • Elaboração de um plano de trabalho.
  • Execução do serviço
  • Contrato de controle
  • Faturamento

Vamos detalhar, a seguir, diversas dessas etapas e procedimentos deste processo de consultoria, como a análise dos pedidos, a atuação do consultor, o envio do escopo da consultoria ao cliente, a entrega do serviço e o faturamento.

Piscinas, raias e agentes

O processo de consultoria de serviços que vamos apresentar conta com 1 piscina e 3 raias, em que operam os seguintes agentes: Gestor de Contratos, Consultor e Solicitante.

Confira também: O que é uma consultoria estratégica? Você precisa de uma?

Início do processo de consultoria de serviços

O evento inicial do processo de consultoria leva ao registro da demanda pelo solicitante e, concomitantemente, à análise da demanda pelo gestor de contratos.

Este deve verificar se a demanda solicitada necessita de aprovação de escopo e de orçamento. Ele determina também se o escopo da consultoria será fechado ou não.

Em caso positivo, isto é, se o escopo for fechado, o consultor deve ser avisado.

Saiba mais: Consultoria em mapeamento de processos: aprove online

Aprovação de escopo e orçamento

Na sequência deste processo de consultoria, o Gestor de Contratos analisa o orçamento fornecido pelo Consultor. Caso identifique falhas no escopo ou dimensionamento inadequado, ele remete de volta ao Consultor para que este analise melhor.

Mas, no caso de estar de acordo, deve encaminhar para o Solicitante, com as informações necessárias para que este aprove o orçamento e o escopo da proposta de consultoria.

Validação e análise da consultoria

Nesta etapa do processo de consultoria, depois que a atividade de consultoria em si é realizada, o solicitante deve validar o serviço prestado.

Caso existam pendências, é devolvida ao Consultor para resolver o que ficou pendente. Caso esteja tudo certo, o serviço é dado como entregue.

Além disso, o Gestor de Contratos analisa a consultoria para fazer um relatório de horas empregadas.

Finalização do processo de consultoria de serviços

Deste ponto em diante, é preciso que o Gestor de Contratos defina a forma de pagamento, envie a devida fatura e faça o relacionamento de horas demandadas com o banco de horas, finalizando-se, assim, este processo de consultoria.

Saiba mais: Responda rápido: você precisa de serviço de consultoria BPM?

Como você pôde notar, a adequada gestão de serviços de consultoria demanda uma série de providências e documentações que tornarão este processo muito eficiente, transparente e rastreável.

Daí a importância de ter este processo muito bem modelado e com definições claras das responsabilidades de cada agente envolvido.

 

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