Processos de RH: saiba como contratar os melhores talentos

Processos de RH, principalmente os que envolvem contratação, são uma parte essencial de qualquer organização. E a razão é simples: as pessoas são os agentes que executam as tarefas e você precisa encontrar as pessoas certas para executá-las da forma mais eficaz.

E não apenas no que se refere a contratação e a seleção, mas de modo geral os processos de RH devem zelar também pela atração e retenção de talentos, definição de benefícios, cargos e salários, políticas de carreira e treinamento.

Nesta postagem, vamos focar no que acontece durante os processos de Recursos Humanos voltados para a contratação. Nessas horas, um gerente de RH e sua equipe irão realizar uma série de passos para determinar o melhor ocupante possível para determinada função.

Preparamos para você um exemplo de fluxograma de processo de RH empregado para contratação, confira os detalhes.

 

Etapas e participantes do processo de RH para contratação

Podemos dizer que 3 participantes principais fazem parte deste processo de Recursos Humanos, eles foram divididos em 3 raias em nosso fluxograma:

 

Participantes do processo:

  • Solicitante: Colaborador que pede a contratação e será responsável pela entrevista técnica ea  escolha do candidato mais adequado.
  • Recursos Humanos: A equipe de RH será responsável por conduzir todo processo.
  • Gestor de Área: Gestor da área responsável pela contratação do empregado e que será responsável pelos custos de contratação.

processos-de-rh-01

Etapas de processos de RH para contratação

Normalmente podemos dizer que processos de Recursos Humanos seguem as seguintes etapas:

  • O solicitante preenche um formulário solicitando a vaga e envia para o Gestor da Área.
  • O Gestor da Área aprova ou não a solicitação.
  • O RH consulta seu histórico de currículos selecionados de processos de contratação anteriores.
  • O RH divulga a vaga tanto interna como externamente, para receber mais currículos.
  • Após receber os currículos, o RH acrescenta novos a sua triagem anterior e envia todos ao solicitante.
  • Este analisa os currículos e diz se tem candidatos aprovados para seguir o processo de RH. Caso não haja currículos adequados, deve solicitar a realização de nova triagem.

processos-de-rh-02

  • Caso não seja necessário triar novos candidatos, o RH convoca os pré-selecionado para uma entrevista.
  • Testes e entrevistas são realizados pelo RH com os candidatos para selecionar aqueles que serão entrevistados pelo solicitante.
  • O solicitante faz as entrevistas e seleciona os candidatos que acredita serem os mais aptos para a vaga.
  • Agora o RH, conforme a indicação do solicitante, seleciona os candidatos.
  • O RH entra em contato com os selecionados informando que foram aprovados e informa os próximos passos. Em seguida estes receberão um e-mail formal. O RH não entrará em contato com os reprovados que receberão uma notificação informando que não foram selecionados e que seus currículos serão analisados em próximas oportunidades.
  • O RH envia ao candidato aprovado um e-mail de boas-vindas e também uma relação completa de documentos necessários para a contratação.
  • Finalmente o RH abre uma nova ocorrência e inicia outros processos de RH: o registro e a Integração do novo colaborador.

processos-de-rh-03

Como você pode ver, todos esses processos de RH são longos e complexos, daí a importância de tê-los devidamente descritos em um diagrama, com a documentação e os fluxos bem definidos.

Desta forma, as responsabilidades ficam claras e todas as autorizações e avaliações necessárias ocorrem no momento certo, evitando atrasos ou refações.

 

Como adaptar este processo de Recursos Humanos

Cada organização tem suas próprias especificidades e seus processos de Recursos Humanos podem variar em função disso. Caso necessário, mais um nível hierárquico poderá ser incluído para autorizar o início do processo de contratação. Ou ainda o departamento jurídico poderá ser solicitado a dar um parecer antes de se solicitar o processo de registro do empregado pelo RH.

Além disso, em algumas empresas é necessário que o superior imediato do solicitante também entreviste alguns candidatos depois de pré-selecionados por ele, criando mais uma etapa no processo. Da mesma forma, pode ser definida uma dinâmica de grupo em que futuros pares dos candidatos atuem como observadores. Tudo vai depender de como são as regras de RH em sua empresa.

Se essa é a realidade da sua empresa então conheça o Supravizio. Trata-se de um software de gerenciamento de serviços que tem como diferencial um editor de processos e uma poderosa máquina de processos, que permite agregar inteligência a sua operação. Além disso, conta com um conjunto completo de ferramentas fazer a gestão.

Conheça também o Supravizio e veja como a Bodytech controlou processos de Departamento Pessoal com essa ferramenta. Leia o caso de sucesso e entre em contato com o nosso comercial.

 

Confira outros exemplos de processos:

Post anterior
Fluxograma de processos de vendas: feche mais negócios!
Próximo post
Fluxograma de processo de compras: economia e transparência

Posts Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Menu