Seis Sigma para leigos e DMAIC: meça e controle seus processos para melhorar resultados

Um conceito de Seis Sigma para leigos é um grupo de metodologias com o objetivo de melhorar tanto a eficiência quanto a eficácia dos processos de uma empresa. Foi originalmente pensado pela Corporação Motorola em 1986, e é focado em medição de resultados, coleta de dados e estatísticas.

Não é um método, mas sim um conjunto deles, todos com o melhoramento de processos e otimização em vista. Pode ser usado em todos os tipos de negócios, desde a construção de edifícios até o atendimento de pacientes, apesar de ter sido primeiramente visualizado para a área de manufatura. O princípio é que, através de medição da performance dos processos de produtos/serviços, é possível evitar erros, eliminar gargalos e estabelecer soluções para as raízes dos problemas nos processos.

Six Sigma DMAIC

Six Sigma DMAIC é uma das metodologias que podem ser utilizadas para atingir a perfeição dos processos. DMAIC é uma sigla que representam todas as fases do processo. Vamos analisar uma por uma:

  • Defina o problema, os pontos de melhoria, os objetivos e os requerimentos dos clientes (internos e externos).
  • Meça a performance do processo.
  • Analise o processo para determinar as raízes dos gargalos, das ações duplicadas, atividades ineficazes e performance pobre.
  • Incremente e melhore o desempenho dos processos através da identificação e eliminação das raízes dos problemas.
  • Controle os processos melhorados e as performances futuras dos mesmos.

Todos esses passos são fundamentais, e nenhum deles pode ser pulado. É importante também que eles sejam executados nessa ordem, já que cada um está diretamente conectado ao outro. Six Sigma DMAIC é um método de melhoria, desenhado para processos existentes (e não para cria-los, para isso veja como criar processos em uma empresa) que estão acontecendo abaixo dos padrões esperados e precisam de um controle de qualidade.

Veja também: otimização de processos.

Principios de Seis Sigma para leigos

Six Sigma é um objetivo a ser atingido por si só. Já que foi primeiramente pensado para a área da manufatura, diz que, para uma empresa atingir Six Sigma, o número de defeitos em produtos deve ser menor que 3.4 em 1 milhão de unidades. Trazendo isso para a área de negócios, um processo não pode produzir mais que 3.4 defeitos em 1 milhão de oportunidades para atingir Six Sigma. DMAIC ajuda muito a cumprir esse objetivo.

Six Sigma acredita em:

  • Esforços contínuos devem ser feitos para conquistar processos previsíveis e estáveis.
  • Comprometimento de toda a organização (especialmente da alta gestão).
  • Medir tudo, desde defeitos de produção a performance de pessoas e processos

Alguns dos objetivos de Six Sigma DMAIC são:

  • Satisfação do cliente: alguns dizem que é importante satisfazer as necessidades dos clientes (antes mesmo dele perceber que elas existem). Six Sigma vai além, e trabalha para exceder essas necessidades e expectativas. Um excepcional serviço ao cliente é o que vai trazer e manter consumidores.
  • Agregar valor: tudo que é feito no processo, todos os passos e atividades, devem adicionar valor para o cliente. Se isso não acontecer, não há sentido na execução e o processo não está otimizado.
  • Eliminar desperdício: com o nível de avaliação e controle que Six Sigma e DMAIC trazem, o desperdício, gargalos e pontos ineficientes se destacam. Os elimine, ou ao menos diminua-os.
  • Controle de qualidade: esse é o objetivo mais importante. Como dito, a análise e o controle trazem melhorias, e com isso os produtos/serviços passam por um upgrade, e se mantêm excelentes.

Seja qual for o produto ou serviço que sua empresa oferece, você pode alcançar a mera de zero defeitos através de Six Sigma e DMAIC. Melhore as habilidades dos seus gerentes, reduza custos e desperdícios e mantenha seus clientes satisfeitos com essa técnica de medição e controle que já trouxe resultados incríveis para empresas de todo o mundo. Agora que você já entende perfeitamente sobre Seis Sigma para leigos, leia sobre a metodologia BPM e combine as duas para melhores efeitos!

Veja também:

Post anterior
Exemplos de Business Process Reengineering – entenda e aplique!
Próximo post
Definição e usos de Processos Lean – tudo o que você precisa saber

Posts Relacionados

Nenhum resultado encontrado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Menu