Automação de marketing – o que é

Gastos com marketing, se bem pensados e alocados de maneira correta, nunca serão gastos, mas sim investimentos com retorno garantido. Assim como todas as outras áreas de uma empresa, o marketing possui seus processos específicos, que se automatizados gerarão muito mais resultados que se feitos de maneira manual, levemente (ou bastante) diferentes a cada vez.

Veja: automação de processos.

É importante no processo de automação de marketing a colheita de dados e informações com o intuito de conhecer cada vez mais o perfil do cliente. Dessa forma a automação poderá ser feita de forma específica e eficiente, valorizando o que cada cliente procura.

Antes de realizar a automação de marketing, é importante mapear os processos escolhidos, de forma a conhece-los profundamente e entender seus passos, para então poder automatiza-los com sucesso. Para isso veja: mapeamento de processos.

Exemplos de automação de marketing

Existem processos de marketing que não precisam ser feitos manualmente, pois são repetitivos e previsíveis. Se realizados de forma automática, diminuindo o contato humano, esse tempo poderá ser gasto de modo bem mais efetiva pelo funcionário, em tarefas de criação e logística, por exemplo. Citaremos um caso de contato com clientes para checar a satisfação. Com a automação de marketing, podemos enviar e-mails automáticos, programados entre uma quantidade de dias, com um conteúdo padrão para colher respostas.

Cada ação do cliente pode gerar uma reação. Se um possível comprador entra no site da sua empresa e navega pela aba de planos, ele é sensível a preços. É interessante enviar para o e-mail desse cliente um resumo dos planos da sua empresa, um vídeo explicando o valor do seu produto, um convite para que ele utilize o serviço de forma gratuita como teste, etc. Se outro acessou não navegou pelo site, mas somente se cadastrou, talvez seja interessante enviar um e-mail explicando o propósito do seu produto ou serviço e como ele oferece vantagens em relação ao seu competidor. E assim para cada área do site ou ação do cliente. Na automação de marketing tudo isso é feito de forma automática, já que o sistema identifica o interesse do cliente, escolhe o e-mail padrão pré-elaborado e o envia, tudo isso sem a necessidade de contato humano.

Os e-mails de promoção e captação de clientes também podem ser automatizados, sendo feitos anteriormente com templates que podem ser mudados e agendados para ser enviados durante o mês. Não é necessários criar toda uma promoção nova do zero, mas sim modificar as padrões existentes e automatizá-las para que funcionem automaticamente.

Quais os benefícios que a automação de marketing pode trazer para minha empresa?

Monitorar campanhas, contatar possíveis clientes baseado nos interesses que ele tem, criar promoções para cada perfil de forma fácil e rápida, otimizar seu funil de conversão, tudo isso é possível com a automação de marketing. É possível também:

  • Otimizar tempo: com os processos automatizados é muito mais rápido realizar uma campanha ou contatar um cliente, salvando recursos e dinheiro.
  • Extrair inteligência: os resultados são mais confiáveis e fáceis de medir, gerando resultados mais concretos e por consequência melhores de se trabalhar.
  • Maior entendimento do comportamento do consumidor: estabelecimento de perfis e padrões, baseados na coleta de dados que os processos automatizados trazem. Se entendemos o consumidor, é muito mais fácil criar campanhas eficazes para captação.
  • Mapeamento de nutrição: checar quais as entradas que cada cliente deixa no site e agir de acordo com isso, usando os pontos de convencimento de cada um.
  • Maior produtividade: os funcionários poderão se concentrar mais tempo em tarefas criativas e eficazes.
  • Redução de gastos: com os processos automatizados, é possível reduzir a equipe e ainda assim obter resultados.

A automação de processos faz parte da metodologia BPM, um método capaz de trazer inúmeros benefícios para sua empresa em pouco tempo. Leia um caso concreto de uma empresa que recuperou 18 milhões de reais através da implantação da tecnologia BPM. O HEFLO BPM é um software capaz de automatizar todos os processos de uma empresa, trazendo resultados palpáveis e rápidos para todas as áreas, inclusive a de marketing.

Post anterior
Saas, IaaS e PaaS – qual a diferença afinal?
Próximo post
O que é reengenharia de processos?

Posts Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Menu