Business Process Management – A quantas anda o BPM brasileiro

Quando falamos sobre BPM – do inglês Business Process Management – falamos de uma abordagem de gestão capaz de transformar as organizações a partir da orientação por processos, buscando com isso entregar melhores produtos e serviços aos seus clientes.

Agora, tendo a ideia do que é Business Process Management bem definida em sua cabeça, pense em um país desenvolvido e diga, qual a principal diferença entre esse país e o nosso? A resposta é simples: sua capacidade de realização e entrega utilizando os recursos disponíveis.

É sabido que a capacidade de trabalho de um brasileiro chega a ser equivalente a 1/5 da capacidade de trabalho de um profissional norte-americano, mas por que isso acontece? Por que nossos métodos estão ultrapassados. Nossos processos geram desperdício. Nossos produtos têm muitos defeitos. Nossa gestão sofre de severa miopia e perda de memória recente. Nossos serviços são insatisfatórios e assim por diante.

Mas no momento em que cada profissional tiver condições de avaliar a melhor forma como uma atividade pode ser realizada, como eliminar um desperdício, reduzir o consumo de recurso e como entregar o que o cliente realmente precisa e deseja da organização, nesse momento teremos organizações conscientes de seus processos. E este é o papel do Business Process Management – BPM.

O Brasil precisa melhorar 100% ao mês durante 10 anos para que alcancemos um patamar de qualidade condizente com o potencial nacional.

Apenas começamos os trabalhos de Business Process Management em nosso país, e aplicar suas ferramentas e técnicas é ainda um esforço organizacional muitas vezes percebido e realizado apenas através de projetos pontuais e com grande esforço inicial.

Ainda temos muito por caminhar para chegar ao ponto onde teremos a mentalidade BPM como forma de administrar as organizações e de melhor entregar valor para nossos clientes e cidadãos.

Para alcançar o nosso objetivo de transformar o Brasil num país melhor, precisamos promover a aderência aos métodos do Business Process Management, propiciando uma mudança de mentalidade na camada que realiza e que também decide os caminhos das ações em organizações públicas e privadas.

O Brasil ainda tem muito que melhorar. Todos sabem disso. Porém, temos muitos exemplos de evolução, e todos os dias somos agraciados com novas mudanças e melhorias. Mas não podemos nos enganar e acreditar que o ritmo atual de melhoria é suficiente ou satisfatório.

Post anterior
O que é mapeamento de processos. Conheça seus benefícios
Próximo post
A importância de estabelecer processos de qualidade

Posts Relacionados

Nenhum resultado encontrado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Menu