Certificações de qualidade: os 3 passos para obter

Certificações de qualidade são um verdadeiro atestado de competência técnica e gerencial para sua empresa. Além disso, hoje em dia os consumidores estão cada vez mais ávidos por informações referentes a procedência e qualidade dos produtos e serviços que utiliza no seu dia a dia. Por isso, além da qualidade, segurança ou desempenho das mercadorias, eles querem ter certeza que a empresa que fornece as produtos é ética e cumpre normas ambientais e de responsabilidade social.

Neste contexto, certificações de qualidade abrangem um leque mais amplo. As mais comuns no Brasil são:

  • ISO 9.001: Certificado referente aos sistemas de gestão da qualidade
  • ISO 14.001: Certificado de qualidade da gestão ambiental
  • ISO 16.001: Certificado referente a responsabilidade social

Para saber como conseguir certificações de qualidade, elencamos 3 passas principais, acompanhe.

Veja também: Desafios da implantação de processos para certificação

3 passos principais para obter certificações de qualidade

1- Conheça as normas

Não há como conseguir seu certificado de qualidade sem ter ciência do conteúdo prescrito em cada norma e como devem ser seguidas.

Para isso, você deve acessar o site da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), adquirir a norma desejada e baixar o arquivo completo com tudo que precisa para que sua empresa seja certificada.

O site é de fácil consulta e apresenta um catálogo digital com as normas, além de cursos e publicações, informações técnicas e institucionais.

2- Implante as normas em sua empresa

Agora que você tem conhecimento das normas é preciso pô-las em prática. Esta é a etapa mais desafiadora e, possivelmente, a mais demorada.

Note que as normas indicam o que deve ser feito e será exigido de sua empresa para obter a certificação de qualidade, mas não diz como fazer.

Isto fica a cargo do gestor da empresa e de sua equipe.

É por esse motivo que muitas empresas contratam consultorias especializadas para auxiliá-las nesse processo. Isso pode ser especialmente benéfico em pequenas e médias empresa que não tem como retirar alguém ou um grupo de funcionários de suas atividades diárias para se concentrarem unicamente nos projetos de certificações de qualidade.

Ao analisarmos estas alternativas, podemos ressaltar que um processo de BPM pode ajudar em muito na implementação das normas. Mais ainda se este processo contar com softwares específicos que facilitarão tarefas como modelagem, monitoramento, fluxo de processos, tomada de decisão e melhoria contínua.

A Venki criou uma ferramenta BPM que vale a pena conhecer:

 

3- Contrate um organismo certificador

Depois de sua empresa estar operando dentro das normas estipuladas, com os processos adequados e procedimentos corretos é preciso que um órgão independente ateste e certifique sua empresa.

O processo de certificação da qualidade exige que a empresa demonstre e garanta, por meio de documentos, que seus processos produtivos e de gestão estão em conformidade com as normas e que os produtos também atendem a esses requisitos. Isso se dá por meio de auditorias, coletas de amostras e ensaios.

Confira: A importância de se implantar sistemas de gestão da qualidade na construção civil no Brasil

Benefícios das certificações de qualidade

Segundo a própria Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) existem diversas vantagens em se obter um certificado de qualidade:

  • A organização se tornas mais competitiva com produtos em conformidade com as normas técnicas.
  • Leva as equipes ao comprometimento com a qualidade
  • Permite medir eficazmente a melhoria continua do seu negócio
  • Leva a inovação e ao desenvolvimento de novas marcas e produtos
  • Leva a eficiência e eficácia dos processos
  • Reduz perdas
  • Melhora a gestão e tomada de decisão
  • Combate a concorrência desleal
  • Melhorar a imagem institucional da empresa
  • Assegura que produtos, serviços ou sistemas estão dentro das normas

Como você viu, a certificação da qualidade é um processo empresarial como qualquer outro. Com a vantagem de estar muito bem estruturado e contar com órgãos e instituições competentes para auxiliá-los a conseguir os certificados desejados.

Saiba mais: Como garantir qualidade na terceirização de processos

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