Saiba quais são as duas certificações em BPM mais respeitadas pela comunidade internacional

No universo da gestão de negócios e administração de empresas, há uma forte tendência no mundo todo de que cada vez mais e mais organizações passem a utilizar sistemas de gestão que sejam voltados para processos, uma alternativa que as torna mais eficientes e eficazes, e consequentemente mais produtivas e lucrativas. Esses modelos são baseados na metodologia BPM, sigla em inglês para Business Process Management ou Gerenciamento de Processos de Negócio.

No Brasil, muitas empresas só recentemente estão tomando ciência dos benefícios da gestão de processos, e especialistas em BPM ainda estão se consolidando em algumas destas organizações. Uma das exigências das empresas é que, além das formações acadêmicas, cursos e experiências anteriores, os profissionais possuam também certificações específicas em BPM como parte de seus currículos. Estas certificações servem para validar e referendar os conhecimentos, experiências e habilidades dos profissionais da área e, por este motivo, são muito valorizadas pelo mercado.

Conheça a seguir as duas certificações em BPM mais respeitadas no mundo todo e entenda por que elas são tão importantes atualmente.

Certificação em BPM nº1: Certified Business Process Professional

Também conhecida como CBPP, é uma das certificações em BPM que mais crescem no Brasil, uma vez que a instituição responsável, ABPMP (Association of Business Process Management Professionals), criou uma página na internet inteiramente dedicada aos brasileiros, com informações sobre benefícios e como se associar todas em português.

O principal propósito da CBPP é referendar, ao mesmo tempo, tanto o conhecimento teórico quanto o know-how do especialista em processos, e para realizar a prova é necessário comprovar experiência na área. O exame para obter aprovação é todo em português e sua realização é presencial, feita em computador, com o resultado saindo na mesma hora.

A CBPP é uma certificação em BPM muito reconhecida e valorizada internacionalmente. Ela deve ser renovada de três em três ano, pois assim a ABPMP entende que o gestor de processos estará sempre atualizado e em sintonia com as novas práticas, tendências e referências do mercado. Para maiores informações sobre a instituição e a certificação, acesse o site oficial: http://www.abpmp-br.org/.

>> Teste seus conhecimentos para a prova CBPP.

Certificação em BPM nº2: OMG Certified Expert in BPM

Esta certificação em BPM é concedida pela Object Management Group, uma instituição especializada na padronização de diversas normas técnicas relacionadas à qualidade nos processos de negócio, como Business Motivation Model (BMM), Business Process Model and Notation (BPMN) e a metodologia Six Sigma, dentre muitos outros exemplos.

A certificação também é conhecida pela sigla OCEB, uma junção abreviada de Object Management Group Certified Expert in Business Process Management, e o escopo do exame não está necessariamente em avaliar as vivências do gestor de processos, mas sim em mensurar o conhecimento técnico e conceitual sobre as diversas normas compiladas pela organização.

A OMG oferece cinco exames que vão do nível básico até o avançado, e para realizá-los basta pagar o valor correspondente, estudar a bibliografia e agendar a prova, que é toda em inglês. Para maiores informações sobre a certificação e a instituição, acesse o site oficial: http://www.omg.org/.

Veja também: Três indicações de livros de BPM que você precisa conhecer

 

Post anterior
Saiba por que processos de TI são importantes para administrar uma empresa com eficiência
Próximo post
A importância da qualidade hospitalar no Brasil

Posts Relacionados

1 Comentário. Deixe novo

  • MARCIO SANTANA
    22/12/2016 12:11 am

    Olá, por que não se fala na certificação CBPA® (Certified Business Process Associate) da ABPMP ?

    Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Menu