A criação de um Escritório de Processos BPM acarreta uma série de vantagens importantes para aquelas empresas que já entenderam que a busca de melhores resultados, redução de custos e eficiência operacional alinhada aos objetivos estratégicos da organização só acontece com o controle adequado dos processos por meio de indicadores.
Este Escritório de Processos BPM será responsável exclusivamente pelo mapeamento, automatizacão e gestão dos processos, tornando estes trabalhos bem mais efetivos.
Elencamos 10 motivos para criar um Escritório de Processos BPM em sua empresa, confira:
1- Autonomia em linha direta com a alta direção
O Escritório de Processos BPM deve ter contato direto com a alta direção da empresa, a quem responde. Quanto menor a ingerência de outras áreas, melhor o desempenho do escritório na busca da otimização e controle de processos, com foco na melhoria.
2- Liderança clara
Sem um Escritório de Processos BPM implantado não será possível designar um CPO (Chief Process Officer). Está figura concentrará não só a liderança sobre sua equipe, como será o canal de comunicação de todos os demais gestores que necessitem de apoio ou suporte. Ele também é responsável pela definição de metodologias nas diversas áreas da empresa para facilitar o levantamento de indicadores.
3- O Escritório de Processos BPM conta com profissionais focados
Não compartilhados com outras áreas e com tarefas exclusivamente dedicadas ao BPM, os Analistas de Processos acabam por ter uma visão mais ampla de cada processo e da organização como um todo. Tem como responsabilidade a análise, o levantamento de requisitos e a modelagem de processos.
4- Autoridade de especialista
Como seu trabalho se orienta totalmente para o gerenciamento dos processos, seus integrantes são todos com formação especifica em processos ou, se não, profissionais que desenvolveram essas expertise e competência comprovadamente ao longo da carreira. Esta característica, além de permitir a busca das melhores soluções, traz confiança aos demais departamentos que podem contar com o Escritório de Processos sempre que necessário.
5- Alinhamento estratégico
Uma equipe focada tem mais facilidade de fazer com que os processos estejam alinhados com as diretrizes estratégicas da empresa, além de garantir um padrão nas metodologias aplicadas e coerência.
Veja também: O papel dos processos dentro do planejamento estratégico corporativo
6- Visão de resultados
BPM demanda tempo para mostrar seus resultados. Com esta perspectiva em mente, o Escritório de Processos BPM sempre terá que mostrar os benefícios dessa visão de longo prazo, evitando cobranças imediatistas, garantindo, assim, resultados sempre benéficos para a empresa.
7- Multidisciplinaridade
Ao Escritório de Processos cabe agregar à sua equipe tudo que a alta direção pode trazer como contribuição para seu trabalho, permitindo, assim, sua análise e aprovação dos indicadores apresentados.
8- Redução de conflitos
O escritório de processos BPM também atuará intermediando as demandas entre as áreas envolvidas nos processos, centralizando decisões e fazendo as escolhas necessárias para o atendimento dos objetivos estratégicos da empresa, sem privilegiar nenhum setor ou departamento.
9- O Escritório de Processos BPM deve dar suporte às outras áreas
Um papel fundamental. Auxiliando os gestores de área com sua expertise e conhecimentos, o Escritório de Processos garante que a gestão dos processos e a análise dos indicadores seja feita da maneira correta.
10- Investimento com retorno garantido
Com a implementação correta do Escritório de Processos, a empresa perceberá em médio ou longo prazo a redução de custos, eliminação de gargalos, melhor funcionamento entre setores e a aquisição de informações estratégicas, tudo isso revertendo nos resultados organizacionais.
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