Entenda todas as etapas dos processos de planejamento estratégico

Processo de planejamento estratégico é algo com o qual estamos todos familiarizados, quer saibamos ou não.

Nós o usamos para ir de onde estamos para onde queremos ir.

Pode ser uma destinação física, como outra cidade, ou um objetivo na vida, como fazer um mestrado. Nós planejamos, organizamos nosso tempo e vida, reunimos recursos e desenhamos um mapa.

Para uma empresa, as etapas do processo de planejamento estratégico não são tão diferentes.

Se desenvolve uma direção, se tomam decisões e se alocam os recursos necessários para atingir o objetivo final.

O planejamento estratégico serve como um mapa, um roteiro para ajudar a organização a descobrir como ir aonde precisa. O processo inclui a análise de pontos fortes, fraquezas, oportunidades e ameaças, além do planejamento das operações futuras de uma maneira priorizada e realista.

Veja também: porque investir em análise de processos de negócios.

Como desenvolver um processo de planejamento estratégico?

A primeira coisa a fazer é começar com um fim em mente.

Isso é muito importante, já que, se não sabemos onde estamos indo, com certeza vamos nos perder.

Determine quem está indo, a destinação e do que você precisa para chegar lá.

As etapas do processo de planejamento estratégico devem incluir também uma análise situacional.

Estude a situação atual antes de dirigir-se para a próxima. Analise onde a empresa está, porque ela está nesse lugar, quais são os problemas e possíveis pontos de melhoria. Somente depois disso você pode começar a pensar em soluções e caminhos a seguir.

Um bom planejamento estratégico deve pensar em:

  1. Determinar objetivos a longo termo
  2. Analisar os fatores internos que causam as questões mais importantes
  3. Gerar opções de estratégicas que abordem essas questões, as priorizando
  4. Decidir entre as opções
  5. Monitorar os resultados das etapas de processo de planejamento estratégico

Modelos de processos de planejamento estratégico

Existem 5 modelos entre os quais você pode escolher quando aplicando o planejamento estratégico em sua empresa. Eles são todos eficientes, e você deve selecionar aquele que melhor serve a sua organização.

1 – Estratégica básica de planejamento

Esse modelo de planejamento é o mais básico e é adequado para novas organizações que nunca fizeram o projeto antes, empresas pequenas ou muito ocupadas. As etapas desse processo de planejamento estratégico são as seguintes:

  • Identifique o propósito
  • Identifique abordagens e estratégias especificas
  • Identifique planos de ação para atingir a estratégia
  • Monitore e atualize o plano

2 – Processo de planejamento estratégico baseado em questões

Essa estratégia é uma melhoria do plano básico, e é usado por empresas que querem ir mais fundo no planejamento estratégico. Suas etapas do processo são:

  • Análise SWOT – pontos fortes, fraquezas, oportunidades e ameaças
  • As partes interessadas identificam as maiores questões e os objetivos
  • Revisar a missão, visão e valores da empresa
  • Desenvolver planos de ação (se possível anuais)
  • Estabelecer o orçamento
  • Executar e monitorar

3 – Plano estratégico de alinhamento

O foco desse modelo de processo de planejamento estratégico é alinhar a missão da empresa com seus recursos.

Pode ser útil para negócios que querem entender porque seus objetivos não estão alcançando os resultados esperados, ou que querem ajustar suas metas.

  • Delinear a missão, os recursos e as ações
  • Identificar o que está funcionando e o que necessita mudança
  • Determinar como essas mudanças irão ocorrer
  • Adicionar as mudanças ao processo de planejamento estratégico

4 – Planejamento estratégico de cenários

Melhor utilizado juntamente com outros modelos para assegurar que o pensamento estratégico é incorporado no processo. As etapas desse processo de planejamento estratégico são:

  • Os participantes projetam diferentes cenários que podem ocorrer externamente e afetar a empresa
  • Para cada cenário, se projetam três possibilidades: a pior, a melhor, e a razoável
  • Se faz um brainstorm de como a organização responderia a cada uma da melhor maneira possível
  • Adicione isso ao planejamento estratégico

5 – Processo de planejamento estratégico orgânico

Esse plano estratégico é diferente dos outros. Se desenvolve de uma maneira muito mais natural que os anteriores, que seguem uma formação mais linear e estruturada. Ele progride naturalmente através de um foco continuo em valores comuns e comunicação consistente entre todos os participantes.

  • Clarifique os valores culturais da empresa
  • Articule a visão
  • Dialogue sobre que processos são necessários para chegar nessa visão e como eles serão conduzidos
  • Estabeleça uma cultura que lembre a todos que esse tipo de processo de planejamento estratégico nunca está terminado, e deve ser sempre atualizado
  • Foque no aprendizado e na reflexão

Agora que você sabe tudo sobre as etapas do processo de planejamento estratégico, estude sua empresa e veja qual é o melhor para ela. Leia também sobre processos lean, e transforme sua empresa na melhor versão de si mesma

Lembre-se que isso não será possível sem processos claramente definidos, e nem um planejamento estratégico pode melhorar seu negócio se seus processos não estiverem mapeados, otimizados e automatizados. Para isso, conte com o Supravizio BPM, um software que permite à gestão controlar e monitorar todos os processos na empresa, com resultados incríveis!

Post anterior
Melhore a eficiência e produtividade em sua empresa com essas 7 dicas
Próximo post
O que é a melhoria de processos?

Posts Relacionados

Nenhum resultado encontrado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Menu