6 ótimos exemplos de mapeamento de processos em empresas – BPM

O mapeamento de processos é uma técnica utilizada por empresas para entender de forma clara e objetiva como uma unidade de negócio está operando, representando cada passo de operação dessa unidade em termos de entradas, saídas e ações. Esse exercício de compreensão e documentação é fundamental para diversas metodologias de melhoria de processos e é a partir de um mapeamento bem estruturado do processo que sugestões de melhoria e pontos de atuação dessas metodologias podem ser elencados e observados em mais detalhe.

Conheça agora 6 exemplos muito bem-sucedidos de empresas que decidiram melhorar suas práticas, cortar custos e aumentar seus rendimentos adotando as ferramentas de BPM para fazer seu mapeamento de processos.

6 exemplos de empresas que utilizaram o BPM para realizar seu mapeamento de processos

BPMS e Ouvidoria: soluções para a solução

Unidade do Sebrae que possui área de ouvidoria desde 1999 e necessitava de uma ferramenta robusta para gerenciar a complexidade dos serviços prestados. Controle dos fluxos e geração de indicadores foram os principais benefícios destacados pelo cliente.

“Por mais que a Ouvidoria já tenha nascido de uma forma planejada e estratégica, gerenciar seu fluxo não era tão simples como é hoje com o auxílio do Supravizio”. Walcyr Borges – Sebrae RJ

Conheça melhor este exemplo de mapeamento de processos.

Maior agilidade e eficiência em processos da CADAM

Empresa de mineração de caulim, cliente desde 2005, necessitava de uma ferramenta para controle de processos e geração de evidências para auditoria. Atualmente o software é utilizado pela TI, administrativo, manutenção e processos civis e infraestrutura.

“O controle oferecido pelo software tem feito com que a CADAM tenha obtido resultados muito positivos perante as auditorias, atendendo suas exigências e obtendo retorno positivo por parte das instituições fiscais”. Fábio Reis – CADAM

Conheça melhor este exemplo de mapeamento de processos.

Automatização de service desk na Brasilcap

Empresa de capitalização do Banco do Brasil procurava uma ferramenta de service desk capaz de atender de forma automática serviços de administração do Active Directory. Hoje é utilizada por diversas equipes de TI, facilities, marketing, recursos humanos e escritório de processos.

“Depois de utilizada pela área de TI, outros setores perceberam as facilidades proporcionadas pelo uso da ferramenta e solicitaram também a sua implantação”. Andreia Luz – Brasilcap

Conheça melhor este exemplo de mapeamento de processos.

Processos ITIL na Real Protect

Prestador de serviços de segurança da informação que decidiu fazer a troca de CRM pelo Supravizio BPM, pois necessitava de uma ferramenta capaz de absorver processos próprios. Principais resultados estão na redução de backlog e melhor acompanhamento da satisfação dos clientes.

“Utilizávamos o CRM para registrar as chamadas de suporte, que eram feitas manualmente. O cliente tinha poucas opções e não podia fazer nada sozinho, ficava sem autonomia. Foi então que percebemos a necessidade da utilização de uma ferramenta que fosse desenhada para atender nossa necessidade”. Mariana Cavalcante – Real Protect

Conheça melhor este exemplo de mapeamento de processos.

Controles internos no Sescoop MT

Unidade do Sistema S necessitava de uma ferramenta que fosse capaz de gerar evidências e garantir os controles exigidos pelo Tribunal de Contas da União e Controladoria Geral da União. Foram implantados vários processos administrativos com destaque para o controle de licitações, 100% aderente as normas do Sistema S.

“Nossa principal necessidade era encontrar uma ferramenta que gerasse evidências das diversas etapas dos nossos processos de trabalho e aprimorar a execução e o controle das atividades, para atender a necessidade de apresentação de resultados sistematizados ao Tribunal de Contas da União e Controladoria Geral da União”. Adriana Damasceno – Sescoop MT.

Conheça melhor este exemplo de mapeamento de processos.

Melhoria no controle de processos administrativos na Uptec

Empresa de engenharia utilizava e-mails para demandas administrativas, o que gerava impacto negativo na gestão. Com a automatização de fluxos passou a contar com indicadores e melhoria no controle de processos administrativos.

“O Supravizio é muito completo e oferece uma excelente relação de custo benefício. Você constrói fluxos e não tem gastos com manutenção o tempo todo. Nós, aqui na Uptec, sempre solicitamos demandas novas que são prontamente atendidas pela Venki”. Hildo Carvalho – Uptec Engenharia

Conheça melhor este exemplo de mapeamento de processos.

“Quando você vê um negócio bem-sucedido é porque alguém, algum dia, tomou, uma decisão corajosa”. – Peter Drucker, conhecido como o guru da administração.

Como inicio o Mapeamento de Processos?

Veja neste artigo quais são as etapas do mapeamento de processos e conheça também o HEFLO, uma ferramenta BPM que permite modelar e documentar processos de forma grátis.

 

Post anterior
O que significa BPM – Benefícios, aplicações e estudos
Próximo post
Aumente seu desempenho melhorando seus processos de negócio

Posts Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Menu