Dois exemplos incríveis de redução de custos nas empresas

Manter uma boa saúde financeira é vital para o sucesso de uma empresa. Se as finanças vão mal, o desenvolvimento do negócio pode ficar comprometido e, mais a frente, pode ser difícil crescer, investir e até dar continuidade nas atividades.

Nem sempre é preciso cortar custos com pessoal, mudar o escritório para um local mais barato ou tomar alguma outra medida drástica para botar os gastos da empresa nos eixos, afinal executivos e empreendedores eficientes sabem que realizar uma redução de custos nas empresas apenas quando o negócio está com problemas não é uma estratégia adequada. O melhor e mais inteligente é conduzir mudanças graduais, otimizando processos e investindo em estratégias mais eficientes.

Redução de custos nas empresas através da otimização de processos

Ao fazerem um diagnóstico do negócio de forma aprofundada, empreendedores geralmente chegam a conclusão que a falta de visibilidade nos processos geram grandes desperdícios. Afinal, quando funcionários sem autonomia e sem uma visão ampla do negócio se concentram somente em seus departamentos, o fluxo de trabalho muitas vezes empaca na dependência de uma única pessoa ou processo. São os famosos gargalos administrativos.

Por isso, a otimização dos processos é tão necessária para empresas que buscam reduzir os custos de forma sustentável, pois permite uma redução de custos de forma natural a partir do ganho de qualidade na maneira de atuação da empresa e da redução do tempo consumido em cada atividade. Isto é, os trabalhadores produzirão mais, em menos tempo e com menor consumo de matéria prima.

É necessária a otimização e sistematização dos processos, porque muitas vezes, os funcionários estão imersos nas tarefas e deixam escapar possíveis ajustes e com isso, as tarefas acabam ocorrendo de uma maneira não eficiente gerando custos maiores. Assim, a otimização dos processos faz com que se reduzam perdas na geração de lucro.

Conheça dois exemplos de redução de custos nas empresas com BPM

Reduzir custos é uma necessidade, mas antes de partir para ação é preciso mapear os processos e reunir informações consistentes para que seja possível fazer cortes, sem prejudicar as operações da companhia. Veja como a Tour House, com o auxílio do Supravizio BPM conseguiu virar um exemplo de redução de custos em tempo recorde:

Shared Services orientado por processos na Tour House

Grupo ITMSS, especializado em gestão de viagens corporativas necessitava de um software para gerenciar um novo shared services. Com a implantação do Supravizio BPM o cliente conseguiu centralizar a equipe de TI, toda a parte administrativa, a manutenção, financeiro e marketing.

“Por meio da utilização da ferramenta BPM, hoje, cada empresa do grupo é capaz de realizar suas próprias solicitações e é atendida com o SLA específico para cada unidade”. Viviane Araújo – Tour House

Conheça todos os detalhes deste exemplo de redução de custos nas empresas.

Conheça outro exemplo de redução de custos muito bem sucedido de uma empresa que decidiu melhorar suas práticas, cortar o desperdício de tempo e aumentar seus rendimentos adotando as ferramentas de BPM para fazer a automatização de seus processos:

Melhoria no controle de processos administrativos na Uptec

Empresa de engenharia utilizava e-mails para demandas administrativas, o que gerava impacto negativo na gestão. Com a automatização de fluxos passou a contar com indicadores e melhoria no controle de processos administrativos.

“O Supravizio é muito completo e oferece uma excelente relação de custo benefício. Você constrói fluxos e não tem gastos com manutenção o tempo todo. Nós, aqui na Uptec, sempre solicitamos demandas novas que são prontamente atendidas pela Venki”. Hildo Carvalho – Uptec Engenharia

Conheça melhor este exemplo de redução de custos nas empresas.

O Supravizio BPM, é um software que permite modelar, executar e gerir processos de negócios, tornando a operação ágil e os objetivos gerenciais claros e monitoráveis. Clique e entenda como funciona.

Post anterior
Redesenho de processos BPM – Definição e conceito
Próximo post
Entenda o conceito da Gestão da qualidade

Posts Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Menu