Conheça os principais exemplos de fatores críticos de sucesso nas empresas

Compreender os fatores críticos de sucesso é o primeiro passo para a elaboração de um planejamento mercadológico eficaz, e investir nesses processos é a chave para qualquer empresa que deseja ser bem-sucedida.

Mas o que exatamente são fatores críticos de sucesso?

Fatores críticos de sucesso: uma breve conceituação

Fatores críticos de sucesso são pontos-chave que, quando bem executados, definem e garantem o desenvolvimento e o crescimento de uma empresa e seu negócio, atingindo seus objetivos. Em contrapartida, quando estes mesmos fatores são negligenciados ou ignorados, contribuem e muito para o fracasso da organização.

Os fatores críticos de sucesso devem e precisam ser encontrados através de um estudo aprofundado dos próprios objetivos da empresa, derivando de sua missão, sua visão e seus valores, tornando-se referências obrigatórias e fundamentais para que a empresa sobreviva, seja competitiva e tenha sucesso, seja qual for o segmento.

Ademais, fatores críticos de sucesso também ajudam os gestores a definir as principais diretrizes para a implementação do controle de processos e da governança de TI no cotidiano e no modelo de administração das empresas.

Exemplos genéricos de fatores críticos de sucesso

Exemplos específicos de fatores críticos de sucesso

  • Fatores críticos de sucesso na indústria automobilística: estilo do veículo, economia de combustível, atendimento à legislação ambiental, rede de distribuição eficiente, controle sobre custos de produção.
  • Fatores críticos de sucesso na indústria de informática: capacidade de inovação, qualidade nas vendas e na literatura do usuário, facilidade de utilização dos produtos.
  • Fatores críticos de sucesso na indústria alimentícia: eficácia na propaganda, eficácia na distribuição de produtos, capacidade de inovação dos produtos.
  • Fatores críticos de sucesso em empresas de treinamento: instrutores de competência reconhecida, qualidade e tamanho da base de clientes e de prospects, identificação de temas atuais e relevantes, imagem reconhecida no mercado.
  • Fatores críticos de sucesso em empresas de alta tecnologia: capacitação gerencial para atuar em ambientes competitivos, capacidade de inovação, marketing tecnológico, integração com a comunidade científica e tecnológica.

Conheça casos de sucesso de empresas que adotaram a gestão por processos.

 

Post anterior
O Business Process Outsourcing ajuda as empresas a manterem o foco sobre seus principais negócios
Próximo post
A importância de se implantar sistemas de gestão da qualidade na construção civil no Brasil

Posts Relacionados

3 Comentários. Deixe novo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Menu