8 passos para a produção de um fluxograma de recrutamento e seleção

Você sabe o que é um Fluxograma de Recrutamento e seleção? É um diagrama contendo um passo a passo de todos os processos que envolvem uma nova contratação de funcionário feito, normalmente, pela equipe de RH das empresas.

Uma das vantagens do fluxograma é que todos os envolvidos têm acesso e sabem o que está acontecendo. Além disso, ele ajuda na comparação dos candidatos, principalmente naqueles momentos em que é preciso encontrar diferenciais importantes que apontarão os escolhidos para a vaga em aberto.

Otimize seu processo seletivo

O fluxograma de recrutamento e seleção pode ajudar muito quanto aos trâmites administrativos do processo seletivo. Principalmente para empresas que vão contratar diversos funcionários de uma só vez, pois o controle das ações é total e com isso a chance de passar algum erro se torna pequena.

Outro ponto importante e essencial é como a automação destes processos de RH auxiliam as empresas quanto as rotinas presentes na área de contratação e desligamento de funcionários, além de acelerar e garantir a eficácia dos processos, evitando prejuízos ou até mesmo ações trabalhistas, por exemplo.

8 passos para a produção de um fluxograma de recrutamento e seleção

Agora que você já conhece a importância do fluxograma de recrutamento e seleção, vamos apresentar oito passos que irão te ajudar na elaboração de um fluxograma para um processo seletivo.

  1. Desenho do cargo: Esta é a etapa inicial. Nela, a vaga será descrita, assim como suas atribuições e necessidades.
  2. Divulgação da Vaga: Para esta etapa é imprescindível criatividade ao apresentar a vaga, pois seus requisitos precisam atrair o candidato. A divulgação pode ser feita por meio de murais internos, intranet, sites especializados, anúncios em jornais e portais de recrutamento e seleção, entre outros.
  3. Triagem de currículos: Aqui começam as etapas eliminatórias. Na triagem de currículos o responsável pela seleção escolhe os mais apresentáveis e aqueles que estão de acordo com as necessidades da vaga.
  4. Testes Psicológicos: Aqui os candidatos que passaram na triagem de currículos começam a ser chamados para uma entrevista. É importante passar para ele todos os atributos da vaga e analisar a sinceridade dos conhecimentos que ele diz ter.
  5. Testes de conhecimento específico: Após aprovação na etapa anterior os candidatos devem ser submetidos a testes relativos às aptidões solicitadas na vaga. Devem ser ministrados testes e situações comuns ao dia a dia do cargo.
  6. Entrevista: Nesta etapa, serão analisados os resultados do teste psicológico, conhecimentos específicos e o confronto de tudo o que fora dito até o presente momento. O recrutador ou responsável precisará de total atenção e discernimento para enxergar além daquilo que candidato diz. Atitudes, gestos corporais e uma série de detalhes podem ser imprescindíveis no momento da escolha.
  7. Dinâmicas: Algumas empresas ainda realizam as dinâmicas porque nelas os candidatos são submetidos a situações nas quais suas habilidades podem ser melhor apresentadas. Contudo, esta etapa do Fluxograma de recrutamento e seleção não é obrigatória e com o tempo algumas empresas podem considerá-la desnecessária. A sua realização, ou não, fica a cargo do responsável pela escolha do novo funcionário.
  8. Resultado Final: Na última etapa do fluxograma registra-se todo o processo de contratação e aponta-se o eleito ou eleita para ocupar o cargo.

 

Automatização de processos de RH, uma estratégia certeira

Exigências presentes na legislação trabalhista, a necessidade de registros e a preocupação com a segurança da informação são alguns dos fatores que demonstram a necessidade dos softwares de BPM, que têm como foco a automatização dos processos de Recursos Humanos.

Para isso, conheça o HEFLO, uma ferramenta que pode te auxiliar com todos os processos de RH, automatizando e tornando todas as ações fáceis e monitoráveis.

Veja também Processos de RH: saiba como contratar os melhores talentos.

Post anterior
A importância de investir em melhores processos de serviços
Próximo post
Conceito de análise SWOT – Tudo o que você precisa saber

Posts Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Menu