Gestão à vista de processos de negócio

É evidente que todas as empresas do mercado estão em constante busca pelo aprimoramento de seus processos de negocio e almejam alcançar os melhores resultados, sejam eles financeiro, operacional, de nível de qualidade das soluções oferecidas ou da satisfação dos clientes.

Com o auxílio da Gestão à Vista, modalidade de gestão que tem como objetivo colaborar para o enriquecimento da cultura organizacional da empresa, é possível ter acesso às informações sobre os processos de negócio de forma simples e de fácil entendimento.

Isso permite o controle e o acesso aos indicadores dos processos de forma ágil e assertiva, promovendo um maior engajamento e comprometimento dos colaboradores com a qualidade do trabalho apresentado e dos gestores e equipe diretiva que podem acompanhar simultaneamente o andamento dos processos.

E, embora a Gestão à Vista não seja uma ferramenta nova em outros países, aqui no Brasil a modalidade de gestão ainda vem sendo descoberta pelas empresas, como bem destaca o Diretor da Genesys Business Consulting Group, Roberto Spiritus.

“O conceito de gestão a vista não é novo, mas no Brasil sua adoção é relativamente recente. Podemos exagerar numa simplificação e dizermos que é uma forma gráfica, simples e direta de se informar um resultado de alguma atividade em função numérica, qualitativa ou temporal; facilitando aos gestores em tomadas de decisões mais rápidas e assertivas. A utilização dos chamados “dashboards” e suas funcionalidades vem dar maior agilidade, redução a zero de erros nos dados utilizados entre outras coisas”, aponta o executivo.

Segundo ele, desenvolver gráficos para a gestão a vista de forma manual, utilizando planilhas, etc., pode incorrer em erros de transferência ou no tratamento dos dados.

E é nesse sentido que os dashboards facilitam o trabalho, pois podem ser apontados diretamente para o banco de dados que é alimentado diariamente por seus usuários nos diversos setores da empresa.

Agilidade e assertividade com a gestão à vista

Para Roberto, sem sombra de dúvidas os maiores benefícios oferecidos por meio da Gestão à Vista são a agilidade (informação online) e a assertividade (diretamente do banco de dados da empresa) que a solução dá para apoiar a tomada de decisão dos gestores.

“Numa economia globalizada, com altíssima competitividade e a facilidade de acesso a informações via internet, qualquer minuto de diferença na tomada de decisão pode ser decisivo para o sucesso de aplicação de estratégias das empresas. Veja o exemplo de uma grande loja varejista, se o gestor de estoque tiver a disposição um dashboard online com as vendas, ele poderá saber com grande antecedência se faltará uma mercadoria na prateleira da loja, e ativar o processo de reposição, e não simplesmente reagir quando alguém informar da falta dessa mercadoria” explica o diretor do Genesys Business Consulting Group.

Maior motivação e envolvimento dos colaboradores com a gestão à vista

A gestão à vista é ainda uma excelente ferramenta de motivação para os colaboradores da empresa, considerando que toda a equipe (operacional e gestora) tem acesso, ilustra Roberto.

“Imagine uma campanha de incentivo de vendas para os vendedores de uma loja de autopeças. Com os dashboards cada vendedor teria acesso ao desempenho online de suas vendas e dos demais vendedores. Com isso, ele poderia controlar sua estratégia para atingir os objetivos de vendas, podendo destacar-se e ganhar uma premiação. Além disso, o gestor teria uma visão do desempenho da campanha e poderia trabalhar aspectos para gerar maior motivação dos vendedores da equipe”, comenta.

Gestão à vista como diferencial competitivo

Sobre os ganhos estratégicos agregadas à empresa por meio da gestão à vista de processos, Roberto ressalta a ideia da gestão simplificada e ágil que se tornam um diferencial competitivo no mercado.

“Como dito anteriormente, numa economia altamente globalizada e competitiva, com os principais gestores tendo que controlar e decidir sob muita pressão por resultados, os dashboards são grandes aliados para facilitar, agilizar e aumentar a assertividade de uma decisão estratégica ou tática, simplificando a visualização do excesso de dados e informações geradas nos processos de negócio de uma organização”, finaliza o executivo.

Post anterior
Pesquisa comprova a forte parceria e satisfação dos clientes Venki
Próximo post
Como melhorar a qualidade em serviços por meio de processos

Posts Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Menu