Dividir responsabilidades e compartilhar sucesso: conheça a metodologia de gestão à vista

Em um mercado de negócios que a cada dia fica mais competitivo, as grandes empresas estão sempre indo ao limite em busca dos melhores resultados, sejam eles de ordem financeira, na qualidade dos processos internos ou na satisfação de seus clientes.

Muitas vezes, o que define o sucesso ou o fracasso na busca dos resultados e objetivos das organizações é a rapidez e a assertividade na tomada de decisões cruciais, as quais devem sempre se basear em fatos consumados e dados confiáveis.

Neste contexto, a metodologia de gestão à vista mostra-se extremamente eficaz, por ser uma maneira clara e sucinta de divulgar, a todos os funcionários e colaboradores e em um local de fácil visibilidade, informações importantes sobre o atual desempenho da empresa e do setor no qual ela está inserida.

Desta forma, aumenta-se muito a percepção de eventuais falhas e problemas ou a identificação de potenciais oportunidades.

As quatro premissas básicas da gestão à vista

  • Oferecer informações acessíveis e simples, que facilitem o trabalho cotidiano e incutam nos funcionários o desejo de se trabalhar melhor, com mais afinco e qualidade
  • Aumentar, de forma gradual e contínua, o conhecimento de informações relevantes para o maior número possível de colaboradores.
  • Ampliar a autonomia e a independência dos funcionários, enriquecendo os relacionamentos pessoais e profissionais e melhorando o ambiente de trabalho.
  • Fazer com que a metodologia de gestão à vista e o compartilhamento de informações proporcionado por ela vire uma cultura da empresa, refletindo sua missão, visão e valores.

Os três principais benefícios que a metodologia de gestão à vista traz para as empresas

  • Dados coletados dos mais diversos processos de negócio são compreendidos e impressos conjuntamente para diferentes gestores, que podem acompanhar em tempo real o desempenho destes processos e, quando preciso, ter tempo hábil para tomar decisões críticas e corrigir eventuais falhas.
  • O comprometimento de todo o corpo de funcionários e colaboradores é aumentado, pelo simples fato de que eles passam a ter conhecimento de metas e informações relevantes da empresa e passam a enxergar a gestão de uma maneira transparente e idônea.
  • Com a implementação da gestão à vista, consequentemente cria-se uma cultura de gerenciamento e administração baseada em fatos e dados críveis, e desta forma os profissionais envolvidos conseguem assimilar melhor os motivos e direcionamentos das decisões tomadas.

Dois exemplos práticos de gestão à vista

  • Kanban: Palavra de origem japonesa que significa, literalmente, registro ou placa visível. O sistema Kanban é um dos mais utilizados na gestão à vista, e consiste em controlar os estoques de matéria prima e produtos utilizando-se cartões de sinalização, que garantem uma verificação sempre atualizada da quantidade de peças em estoque e possibilitam uma reposição ágil destas peças sempre que necessário, permitindo um controle maior sobre a produção.
  • Painéis de Gestão: também conhecidos como quadros de gestão à vista, estes painéis fomentam uma competição sadia e estimulante entre diferentes setores da empresa, por meio da comparação de metas, desempenhos e objetivos alcançados. Mas lembre-se: eles devem ser atualizados com frequência, para que suas informações não se desatualizem e percam valor.
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