Gestão de conteúdo empresarial – o que é?

Desnecessário dizer que a internet hoje em dia está repleta de informações sobre todo o tipo de coisas. Se o website de sua empresa não gerencia seu conteúdo, ele não está atingindo seu propósito. Gestão de conteúdo empresarial é o conjunto de atividades que coleta, ordena, gerencia e publica a informação.

A gestão de conteúdo envolve tudo desde a procura sobre o que publicar até a publicação em si. Traz visualização para a empresa e clientes para seu banco de dados. Por onde começar?

Porque a gestão de conteúdo empresarial importa.

Sem ela:

  • Você se torna legalmente exposto. Se a informação em seu website está desatualizada e não confere mais com a realidade, clientes ou possíveis consumidores podem ir atrás disso legalmente. Os custos com advogados, com o processo e os acordos serão altos e longos.
  • As pessoas procuram informações online antes de qualquer outra ação. Se elas não encontrarem, a reputação de sua empresa vai sofrer e o impacto negativo vai ser difícil de superar.
  • Clientes atuais vão reclamar mais. Já que eles não têm nenhuma outra forma de chegar à informação ou resolver problemas, eles procurarão a empresa.
  • A produtividade dos funcionários vai cair. Por causa da falta de informações atuais e uma infranet eficaz, o time vai ter mais dificuldade em fazer o seu trabalho.

Pode ajudar: definição de workflow.

Como realizo a gestão de conteúdo empresarial?

A primeira coisa a se fazer é identificar a informação que deve estar no website. Isso envolve muita pesquisa, trazendo em mente os seguintes aspectos:

  • O que minha empresa oferece? Pense sobre o produto ou serviço e crie uma lista de informações que fazem sentido para a organização.
  • O que o cliente necessita? Pense no valor que você quer entregar e exatamente o que você pode oferecer ao cliente.
  • O que o cliente procura? As vezes o que o cliente necessita e o que ele procura são coisas diferentes, já que ele não sabe precisamente a solução para o seu problema.

É ideal combinar todos esses aspectos no conteúdo, assim tornando o processo eficiente e eficaz. Existem alguns papéis a serem preenchidos se você está implementando a gestão de conteúdo empresarial de maneira correta. O criador: aquele que cria e edita o conteúdo. O editor: aquele que ajusta o conteúdo e o estilo de entrega (pode também traduzir). O divulgador: aquele que publica o material. O administrador: aquele que gerencia as pastas, designa papéis e ajuda o time. O consumidor: aquele que lê o conteúdo publicado. Trabalho em time é essencial. Identifique qual o conteúdo, crie, aprimore e publique.

O que é CMS na gestão de conteúdo empresarial?

CMS é uma sigla inglesa que significa Content Management System. É um sistema que permite o gerenciamento, publicação, edição e modificação do conteúdo. Ele guarda e organiza arquivos, fornecendo controle ao processo. Com controle e visualização, é muito mais fácil de manter o conteúdo atualizado e completo, aproveitando todas as vantagens que a gestão de conteúdos empresariais oferece. Gargalos que impedem um novo conteúdo de ser publicado ou que não movem conteúdos antigos para o arquivo são identificados e apagados, e a informação é acessada com precisão por todos, desde os clientes até os colaboradores.

Agora que você já sabe o que gestão de conteúdos empresariais é, leia sobre SaaS e os diferentes softwares “as a service”.

Post anterior
Melhore os processos de negócios na sua empresa e aperfeiçoe em todos os aspectos
Próximo post
Exemplos de Business Process Reengineering – entenda e aplique!

Posts Relacionados

Nenhum resultado encontrado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Menu