Entenda os aspectos mais relevantes do sistema de gestão por resultados

Resultado é, em uma definição literal, a consequência ou resultado direto de qualquer ação.

No universo da gestão e administração, toda ação implementada em qualquer que seja a circunstância de negócio ou nível organizacional gerará um resultado, que poderá ser positivo ou negativo dependendo das atitudes que levaram a ele.

A gestão por resultados é um sistema administrativo no qual todas as ações em uma empresa devem ser fruto de um cuidadoso planejamento estratégico e buscar incessantemente o melhor resultado possível, objetivando sempre a otimização de desempenho e o crescimento da organização.

Gestão por resultados: conceitos

Dentre os muitos modelos de administração existentes, talvez a gestão por resultados seja um dos que mais exigem colaboração, comprometimento e senso de trabalho em equipe por parte dos funcionários de uma empresa.

Há uma demanda dupla que, em face de um mercado cada vez mais competitivo, fica a cada dia maior. De um lado estão os consumidores, que procuram os melhores produtos e serviços pelos preços mais atrativos, e do outro estão os executivos e acionistas das empresas, que sempre exigem resultados mais satisfatórios.

Neste contexto, os gestores precisam tomar decisões importantes, como definir e dar prioridade às ações mais relevantes da empresa, direcionando para elas os principais investimentos em recursos financeiros e humanos para fazer os resultados acontecerem. Veja um exemplo de ferramenta para suporte a tomada de decisões:

Metodologias das gestão por resultados

A gestão por resultados é acima de tudo realizadora, pois converte intenções estratégicas em resultados palpáveis, que são gerenciados, monitorados e avaliados sistematicamente e em tempo real. Suas duas principais premissas são:

  • Os resultados das ações devem ser o âmago de todo o processo de gestão.
  • O trabalho em equipe deve ser valorizado, promovendo a integração e participação dos diferentes setores da empresa no processo de gestão.

O sistema de gestão por resultados requer uma combinação de diversos fatores e qualidades nas organizações, dentre os quais os mais importantes são: consciência estratégica, tecnologia de informação e comunicação, recursos financeiros, estrutura organizacional bem definida e liderança firme e coesa.

Algumas das principais metodologias aplicadas na gestão por resultados são:

Post anterior
Saiba por que fazer um curso para ser analista de processos refletirá sucesso em 2015
Próximo post
Entenda a metodologia Six Sigma, como ela surgiu e quais são suas 5 etapas essenciais

Posts Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Menu