Resultado é, em uma definição literal, a consequência ou resultado direto de qualquer ação.
No universo da gestão e administração, toda ação implementada em qualquer que seja a circunstância de negócio ou nível organizacional gerará um resultado, que poderá ser positivo ou negativo dependendo das atitudes que levaram a ele.
A gestão por resultados é um sistema administrativo no qual todas as ações em uma empresa devem ser fruto de um cuidadoso planejamento estratégico e buscar incessantemente o melhor resultado possível, objetivando sempre a otimização de desempenho e o crescimento da organização.
Gestão por resultados: conceitos
Dentre os muitos modelos de administração existentes, talvez a gestão por resultados seja um dos que mais exigem colaboração, comprometimento e senso de trabalho em equipe por parte dos funcionários de uma empresa.
Há uma demanda dupla que, em face de um mercado cada vez mais competitivo, fica a cada dia maior. De um lado estão os consumidores, que procuram os melhores produtos e serviços pelos preços mais atrativos, e do outro estão os executivos e acionistas das empresas, que sempre exigem resultados mais satisfatórios.
Neste contexto, os gestores precisam tomar decisões importantes, como definir e dar prioridade às ações mais relevantes da empresa, direcionando para elas os principais investimentos em recursos financeiros e humanos para fazer os resultados acontecerem. Veja um exemplo de ferramenta para suporte a tomada de decisões:
Metodologias das gestão por resultados
A gestão por resultados é acima de tudo realizadora, pois converte intenções estratégicas em resultados palpáveis, que são gerenciados, monitorados e avaliados sistematicamente e em tempo real. Suas duas principais premissas são:
- Os resultados das ações devem ser o âmago de todo o processo de gestão.
- O trabalho em equipe deve ser valorizado, promovendo a integração e participação dos diferentes setores da empresa no processo de gestão.
O sistema de gestão por resultados requer uma combinação de diversos fatores e qualidades nas organizações, dentre os quais os mais importantes são: consciência estratégica, tecnologia de informação e comunicação, recursos financeiros, estrutura organizacional bem definida e liderança firme e coesa.
Algumas das principais metodologias aplicadas na gestão por resultados são:
- Gestão de qualidade total.
- Gerenciamento de Processos de Negócio (BPM).
- Balanced Scorecard (BSC), para mensuração e avaliação de desempenho.
- Cadeia de suprimentos, para o gerenciamento estratégico da logística