Três indicações de livros de BPM que você precisa conhecer

Não é segredo nenhum para gestores e profissionais da área de administração a importância e relevância que o BPM possui no sucesso das empresas.

O Business Process Management nunca esteve tão em evidência, e esta visibilidade foi em grande parte impulsionada pelas próprias exigências de um mercado cada vez mais competitivo e seletivo, no qual somente as empresas mais qualificadas sobrevivem.

Neste contexto cresceu muito a importância do especialista em análise de processos, um profissional com habilidades e competências para gerenciar estrategicamente todos os processos de negócio e garantir um crescimento consistente e efetivo para as empresas.

Quer você seja um jovem que procura uma carreira promissora ou um profissional experiente em busca de valorização e crescimento, é obrigatório estudar e conhecer mais profundamente a metodologia BPM. E não há nada melhor para assimilar novos conceitos e ideias do que uma boa leitura.

Pensando nisso, a Venki elaborou uma seleção de três dos melhores livros de BPM existentes atualmente, todos em português e facilmente encontrados em livrarias ou na própria Internet. Confira a seguir este Top 3 especial, com informações completas e sinopses detalhadas de cada uma das obras literárias.

Livro de BPM nº1: “Gerenciamento de Processo de Negócios – BPM – Business Management”

Autores:

Roquemar Baldam, Rogerio Valle e Henrique Rozenfeld.

Descrição do livro:

Contém informações relevantes sobre a metodologia que hoje mais interesse desperta no ambiente empresarial: o Gerenciamento de Processos.

Todas as iniciativas modernas de administração, como o Balanced Scorecard, o Six Sigma e os Indicadores Chave de Desempenho (KPI) necessitam da visão de processos.

Adicionalmente, os processos constituem a base de discussão para a melhoria do desempenho das organizações e apoio à implantação de sistemas de informação.

O livro abrange todos os aspectos e direcionadores que levaram o estudo dos processos ao seu atual estágio de desenvolvimento, o ciclo de gerenciamento necessário à sua implementação e exemplos práticos, apresentando uma estrutura de conhecimento que pode servir de base à implantação do BPM nas organizações.

Livro de BPM nº2: “Manual de BPM – Gestão de Processos de Negócio”

Autores:

Jan vom Brocke e Michael Rosemann.

Descrição do livro:

A Gestão de Processos de Negócio (Business Process Management – BPM) é uma das abordagens mais utilizadas no design de sistemas organizacionais e de informação modernos. A utilização consciente e inteligente das ferramentas de TI aliada aos processos gerenciais permite melhorias substanciais no desempenho das empresas.

Este livro reúne contribuições de especialistas de várias partes do mundo, incorporando um rico conjunto de pontos de vista que abrem caminho para uma visão holística de BPM.

A versão brasileira passou por uma criteriosa avaliação e seleção dos textos com maior alinhamento aos principais desafios vivenciados por organizações privadas e públicas de todo o país.

Livro de BPM nº3: “BPM para todos”

Autor:

Gart Capote.

Descrição do livro:

Com uma visão abrangente, objetiva e esclarecedora sobre Gerenciamento de Processos de Negócio, o livro foi idealizado e escrito como uma ferramenta para ajudar a desmistificar o tema BPM no Brasil.

Além de tratar do assunto com clareza e simplicidade, esta obra tem a declarada pretensão de esclarecer conceitos, apoiar praticantes e reorientar especialistas.

Confira uma video aula do autor:

https://www.youtube.com/watch?v=bo9aYLKlcRM

 

Post anterior
KPI: conheça os principais tipos de indicadores de desempenho de processos utilizados por empresas
Próximo post
O Business Process Outsourcing ajuda as empresas a manterem o foco sobre seus principais negócios

Posts Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Menu