A metodologia BPM é o sistema mais eficiente e eficaz para o gerenciamento de processos

Você conhece a diferença entre eficiência e eficácia? Esses dois conceitos, muito presentes na gestão empresarial, à primeira vista parecem se tratar da mesma coisa, mas são ligeiramente diferentes.

Nas empresas, os processos são vistos como eficientes quando eles atingem um determinado resultado consumindo o mínimo possível de recursos. Já a eficácia avalia até que ponto os objetivos da empresa são alcançados, independentemente da forma como se chegou até lá.

Na gestão de negócios, é de extrema importância que as empresas sejam competitivas em termos de eficiência, pois quando elas são mais eficientes que suas concorrentes, além de entregarem seus produtos ou serviços a custos menores, ainda o fazem com mais qualidade, aumentando a satisfação dos clientes.

Mas em contrapartida, de nada adianta a empresa ser eficiente se ela não for ao mesmo tempo eficaz, ou seja, se os objetivos não forem atingidos de forma quantitativa, e este é o dilema da maioria dos profissionais de gestão ao lidarem com o gerenciamento de processos: como encontrar o ponto de equilíbrio e atingir simultaneamente eficiência e eficácia?

Com a metodologia BPM, que no Brasil também é conhecida como Gerenciamento de Processos de Negócio, e que tem ajudado cada vez mais as empresas a elevarem seu patamar de qualidade (em todos os sentidos) a níveis nunca vistos.

O que exatamente é a metodologia BPM?

Pode-se dizer que o principal objetivo da metodologia BPM é o de modelar, controlar e aprimorar continuamente o fluxo de todos os processos empresariais dentro e fora de uma organização, sejam eles processos de negócio, processos organizacionais ou processos gerenciais.

A metodologia BPM (sigla para Business Process Management) consiste em um conjunto de técnicas de gestão que ajudam as empresas a conhecerem, estudarem e administrarem de forma profissional e integrada todos esses processos, bem como a detectarem com precisão cirúrgica eventuais falhas que antes não eram percebidas, tornando os processos ao mesmo tempo mais eficientes e eficazes.

Alguns benefícios da utilização da metodologia BPM

  • Redução substancial de custos, com o consequente aumento da lucratividade.
  • Economia de tempo em toda a estrutura de processos, diminuindo os prazos.
  • Rapidez e agilidade para detectar e solucionar problemas nos processos.
  • Salto de qualidade tanto no desempenho operacional quanto no corporativo.
  • Maior visibilidade e competitividade por parte da empresa.

Como implantar a metodologia BPM na gestão da sua empresa

Para começar a utilizar a metodologia BPM na sua empresa, o ideal é fazê-lo com o auxílio de ferramentas e sistemas especializados, que ofereçam recursos capazes de automatizarem a gestão dos processos e facilitarem sua vida.

E esses recursos estão plenamente disponíveis para você com o software HEFLO BPM, desenvolvido pela Venki, empresa especializada em soluções tecnológicas para gerenciamento de processos.

Com diversas funcionalidades exclusivas, o HEFLO BPM possibilita de forma ampla, transparente e flexível, que os gestores definam, modelem, executem, monitorem e aperfeiçoem todos os processos dentro da empresa, mapeando-os de ponta a ponta.

Post anterior
O que é gestão de processos organizacionais?
Próximo post
Metodologia Kaizen e melhoria contínua, dois conceitos profundamente conectados

Posts Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Menu