Metodologia Seis Sigma na gest√£o de projetos: 3 impactos no BPM

A metodologia Seis Sigma inclui diferentes práticas de gestão que possuem o objetivo de ampliar o desempenho dos processos internos de uma empresa, por meio da eliminação de defeitos e riscos. 

Entretanto, por mais que a metodologia Seis Sigma pareça completa, é possível melhorar ainda mais o desempenho de uma organização por meio da união dela com o BPM.

Mas o que é BPM?

E, como aplicar a metodologia Seis Sigma?

Continue acompanhando e termine este artigo conhecendo 2 ferramentas poderosas para a melhoria contínua de processos da sua empresa.

O que é a metodologia Seis Sigma?

O Seis Sigma é uma metodologia com foco na redução de variabilidades nos processos.

De acordo com a teoria, conceito e implantação do Seis Sigma, ao reduzir as variabilidades dos processos uma empresa é capaz de:

  • entregar projetos de alto impacto financeiro;
  • reduzir custos;
  • alcan√ßar a melhoria cont√≠nua.

Por isso, a metodologia Seis Sigma deve ser aplicada quando você tem um processo estabelecido, mas deseja melhorá-lo.

A partir desse modelo foi criado uma metodologia nova que é resultado da junção do Seis Sigma com o Lean Manufacturing: o Lean Six Sigma.

Como resultados temos uma empresa preocupada em estabelecer processos enxutos sem gerar desperdícios, alcançando objetivos como:

  • diminuir res√≠duos;
  • melhorar a efici√™ncia da produ√ß√£o;
  • aumentar a satisfa√ß√£o do cliente.

Leia também: Métrica Seis Sigma: 8 principais KPIs para acompanhar a melhoria contínua de processos

Deseja aprofundar seu conhecimento na √°rea? No v√≠deo abaixo existe um compilado de informa√ß√Ķes sobre Seis Sigmas, teoria, conceito e implanta√ß√£o. Vale a pena conferir!

O que é BPM?

 

BPM, ou Business Process Management, significa Gerenciamento de Processos de Negócio. Ele é resultado da união de um conjunto de boas práticas de gestão que, em parceria com a tecnologia, vai permitir a adoção e otimização dos processos de uma organização.

BPM é uma forma de sistematizar processos e suas práticas permitem:

  • compreender processos;
  • estabelecer fluxos;
  • criar uma modelagem de processos;
  • analisar a performance.

O objetivo é criar processos e acompanhar os resultados alcançados em cada etapa para identificar oportunidades para melhoria e corrigir falhas.

O BPM funciona com o apoio de componentes tecnológicos como softwares que ajudam a alcançar a visão sistêmica necessária para sua execução.

Se você não sabe como funciona o BPM indicamos que assista ao vídeo abaixo sobre gestão de projetos.

Metodologia Seis Sigma e os impactos no BPM

Com as apresenta√ß√Ķes feitas acima, espero que voc√™ tenha compreendido como a metodologia Seis Sigma e o BPM podem ser valiosas dentro das empresas. Inclusive um exemplo de aplica√ß√£o do Seis Sigma √© exatamente a sua utiliza√ß√£o para melhorar os processos estabelecidos pelo BPM.

Uma vez que ambas atuam em torno dos processos das organiza√ß√Ķes √© poss√≠vel estabelecer uma rela√ß√£o entre elas e ampliar o retorno que sua empresa pode ter ao melhorar processos e tomar decis√Ķes.

A seguir, separamos três aspectos que mostram como a metodologia Seis Sigma pode impactar no BPM.

1. Coleta e an√°lise de dados associados a problemas complexos

Ao adotar o conjunto de pr√°ticas do BPM sua empresa vai ampliar a capacidade de compreender e estabelecer processos.

Isso acontece por meio da análise de modelos, identificação de insights e avaliação da performance.

Entretanto, o BPM n√£o apresenta a mesma for√ßa na coleta e an√°lise de dados complexos, como os necess√°rios para decis√Ķes relacionadas a fluxos de trabalho que envolvem diferentes vari√°veis e dados associados.

Nesse sentido, a metodologia Seis Sigma chega para somar com uma coleta e an√°lise de dados aprofundada.

Por meio disso, sua empresa amplia a assertividade na tomada de decis√Ķes em rela√ß√£o √†s oportunidades de mudan√ßas e falhas em processos complexos.

A metodologia Seis Sigma permite que você acompanhe os dados e indicadores resultantes dos processos para continuar sua evolução rumo à excelência.

2. Velocidade na execução de processos

Ao combinar a tecnologia de automação do BPM e as técnicas de melhoria contínua do Lean Seis Sigma sua empresa tem acesso a mais velocidade na aplicação Рe mudança Рdos processos.

Como o BPM é associado ao software, ele ajuda na captura de dados para implementação e design do processo. Isso ajuda a executar processos de acordo com suas necessidades, o que, por sua vez, minimiza os problemas na linha.

3. Identificação de oportunidades de melhoria

A metodologia Seis Sigma aliada ao BPM vai ampliar a capacidade da sua empresa identificar melhorias possíveis, aumentando assim sua competitividade e posicionamento no mercado.

Dessa forma, sua empresa otimiza também o tempo ao agilizar processos de maneira mais veloz  e aumenta a produtividade em ritmo acelerado, criando equipes e setores de alto desempenho.

Por essas raz√Ķes a combina√ß√£o entre metodologia Seis Sigma e BPM √© uma das formas mais poderosas de ampliar os resultados de uma organiza√ß√£o em menor tempo e com melhores √≠ndices.

Tudo isso baseado na capacidade de criar, otimizar, gerenciar e monitorar processos de negócios.

Como dominar as etapas da metodologia Seis Sigma?

Qualquer profissional que tenha o intuito de gerenciar processos, dominando as principais técnicas de gestão para criar, gerenciar, monitorar e melhorar os resultados da empresa, deve se capacitar.

Por isso, a CAE Treinamentos oferece diversos cursos de qualificação por meio do ensino de várias metodologias, inclusive, tudo sobre Seis Sigma. Se você está começando na área nossa indicação é o curso gratuito e online de White Belt.

Este post foi escrito pela CAE Treinamentos que conta com mais de 3.000 alunos capacitados e mais de 100 empresas de renome atendidas

Post anterior
Turbine a produtividade da sua empresa com a automatização de processos

Posts Relacionados

Nenhum resultado encontrado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Menu