Como monitorar processos de negócio com o BAM

O Business Activity Monitoring, comumente conhecido como BAM, expressão que traduzida do Inglês significa Monitoramento de Processos de Negócio, é uma ferramenta que vem sendo utilizada por diversas empresas mundo afora e é considerado uma excelente solução para que as empresas possam acompanhar de forma objetiva e transparente o curso das ocorrências de processos de negócio.

A ferramenta consiste no monitoramento dos processos de negócio da empresa face aos indicadores de gestão que ela gera. Por meio de um dashboard (painel de controle) os gestores possuem total acompanhamento dos processos e o acesso, em tempo real, aos indicadores relevantes para a operação, identificando facilmente gargalos, atrasos nos prazos e desvios no planejamento. Para representar estas informações são utilizados elementos intuitivos tais como velocímetros, gráficos, tabelas, cartões e mapas, tornando a leitura extremamente intuitiva e a assimilação da informação instantânea.

O layout de um dashboard deve necessariamente seguir um formato sensível as necessidades de monitoramento dos processos. É de extrema importância para o gestor conseguir assimilar diversas informações em uma única tela, sem que ele tenha que executar muitos cliques. Desta forma painéis pré-definidos e “engessados” não atenderão a expectativa do usuário, a ferramenta BPM deve oferecer um editor BAM flexível para que o analista de processos crie seus painéis personalizados.

Mobilidade e Gestão à vista com BAM

O acesso ao dashboard é outro fator de extrema importância para que a solução seja efetiva. A utilização de painéis de gestão à vista em televisores e recursos de mobilidade (tablets e smartphones) são determinantes para disseminação da cultura de monitoramento na corporação.

Quais são os ganhos com o monitoramento de processos e o BAM?

  • Controlar o fluxo de trabalho e responsabilidades com transparência;
  • Mensurar o tempo de execução das atividades;
  • Monitorar o cumprimento dos prazos para entrega das atividades;
  • Reduzir riscos e custos operacionais;
  • Comunicar metas, objetivos e resultados;
  • Promover engajamento da equipe de trabalho.

Veja no vídeo abaixo (em inglês) como construir um dashboard de gestão utilizando o HEFLO BPM.

Nos próximos posts publicaremos diversos outros benefícios e casos de utilização deste importante componente da tecnologia BPM (Business Process Management).

Post anterior
Processos e pessoas em sintonia
Próximo post
Supravizio oferece ferramenta para monitorar processos de negócio

Posts Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Menu