Mudança de cultura organizacional por meio de processos

É cada vez maior o contingente de empresas preocupadas em implantar ferramentas que otimizem as suas atividades internas para garantir o que todas buscam: a qualidade e os ganhos efetivos.

Porém, para que o sucesso da implantação de uma ferramenta de gestão por processos seja real as mudanças podem ser mais profundas do que aparentam. Gestores e alta direção das corporações precisam ter em mente que mais do que tecnologia, uma ferramenta BPM promove mudança de cultura organizacional. O equilíbrio entre tecnologia, pessoas e processos deve ser decisivo para o desempenho de sucesso dessa nova cultura de processos.

Lidar com o novo é um desafio para todos, sobretudo para quem recebe a mudança já pronta. Por isso, a consultora de processos Andreia Luz Oliveira Meirelles afirma que o principal ponto a ser superado quando uma empresa decide implantar uma ferramenta desse tipo é convencer as pessoas de que a cultura de processos vai trazer benefícios reais a curto, médio e longo prazos.

“As pessoas que fazem parte do processo precisam ser envolvidas na elaboração e ter suas responsabilidades bem definidas, para se sentirem parte do processo. Com isso conseguimos realizar mudança cultural e quebrar alguns paradigmas do tipo: A implantação de processos vai burocratizar o serviço”, explica a consultora Andreia Luz.

Comunicação eficiente para mudar a cultura organizacional

Mudar a cultura organizacional para melhor é estar focado na Comunicação eficaz.

A implantação de uma Gestão por Processos implica oferecer a todos os que estarão envolvidos diretamente na execução das atividades previstas no novo fluxo de trabalho, suporte necessário para lidar com a mudança, como treinamentos, workshops, etc.

Transparência é a palavra-chave”, comenta Andreia.

O CEO da Venki, Wallace Oliveira, ressalta a importância desse fator chave para o sucesso da gestão.

“A tecnologia e os processos demandam investimento financeiro e de tempo. Já as pessoas precisam de uma atenção especial, pois são o elemento imprevisível do trio, apresentando dificuldades, interesses e vaidades.”

Por isso, quando se pensa em implantar o BPM é fundamental contar com uma ferramenta que promova a mudança de cultura organizacional, orientando as pessoas em suas atividades dentro do processo estabelecido.

Post anterior
Nova sede, novos ares
Próximo post
Inteligência na gestão: o uso do BPMS na Bodytech

Posts Relacionados

Nenhum resultado encontrado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Menu