Tudo que é preciso saber sobre o que é clima organizacional

Para definir o que é clima organizacional vamos nos valer da definição de um dos mais respeitados autores de sobre Recursos Humanos do Brasil, o professor Idalberto Chiavenato:

“Conjunto de propriedades mensuráveis do ambiente de trabalho percebido, direta ou indiretamente, pelos indivíduos que vivem e trabalham neste ambiente e que influencia a motivação e o comportamento dessas pessoas.”

Desta definição de clima organizacional, já notamos duas características marcantes:

  1.     O clima organizacional é um conceito “percebido” pelos colaboradores. Portando, é dependente de um juízo de valor que pode variar muito de indivíduo para indivíduo.
  2.     O clima organizacional tem influência sobre a produtividade, a motivação e o comportamento dos funcionários.

Além destes dois fatores, é interessante ressaltar alguns outros para que se entenda plenamente o que é clima organizacional.

O que é clima organizacional, principais características

  •       É uma percepção do ambiente de trabalho.
  •       Trata-se de uma “atmosfera psicológica”.
  •       É um retrato momentâneo da relação entre a organização e seus colaboradores.
  •       É um conjunto de propriedades que se pode medir, mediante os corretos instrumentos.
  •       Esta relacionado com a qualidade e a adequação desse ambiente para o trabalho.
  •       Tem a ver com o apoio que os funcionários sentem que recebem da organização.
  •       A estrutura da organização influencia fortemente o clima organizacional.
  •       O clima organizacional é um reflexo do grau de motivação dos colaboradores.
  •       Tem efeitos positivos e negativos sobre o comportamento das pessoas no local de trabalho.

Ao se analisar todas essas características, fica clara a importância de se manter um bom clima organizacional na empresa. No entanto, como se pode atingir este resultado? O que  é preciso fazer para se garantir isso?

Normalmente o primeiro passo na busca da melhoria do clima organizacional é se fazer a chamada “pesquisa de clima”. Afinal, o que é o clima organizacional se não uma percepção dos colaboradores? Por esse motivo, só com uma pesquisa será possível entender o que eles percebem de positivo ou negativo no ambiente de trabalho.

No entanto, alguns fatores são recorrentes e devem ser alvo da atenção de qualquer um que esteja interessado em manter um bom clima organizacional em sua empresa.

Vamos falar sobre alguns deles, mas lembre-se: só a pesquisa de clima poderá detalhar corretamente a percepção dos colaboradores sobre esses aspectos.

Veja também: Saiba por que é estratégica a automação de processos de RH

Pontos chave para um bom clima organizacional

Agora que você está entendo com mais propriedade o que é clima organizacional, será mais fácil perceber porque é importante dar atenção aos seguintes aspectos dentro da empresa:

É importante descobrir quais fatores tem motivado ou desmotivado os colaboradores

As vezes atitudes simples tem reações muito além do que você imagina e podem ser tanto um fator de degradação do clima organizacional quanto para sua melhoria. Por exemplo: no afã de diminuir custos, é comum em algumas empresas cortar o cafezinho. No entanto, muitas vezes esses 5 minutinhos que os grupos passavam batendo papo na copa entre uma tarefa e outra promoviam uma integração e alívio de tensão que se perdeu repentinamente, com efeitos negativos sobre o clima da organização.

Espírito de equipe e união do grupo

Esse é um fator muito importante. Certifique-se de sempre ter uma equipe unida e que sente prazer em atingir objetivos comuns. Uma maneira de se conseguir isso é por meio de metas e objetivos claros e atingíveis. Além disso, é fundamental dar sempre feedback sobre os resultados das iniciativas e projetos em andamento, assim como reconhecer o desempenho daqueles que se destacam.

Divulgar a missão, a visão e os valores da empresa

Os colaboradores realmente sabem quais são os objetivos estratégicos da organização? Imagine como deve ser desmotivante não saber exatamente para que serve o seu trabalho e esforços diários e como eles contribuem para o atingimento dos objetivos da empresa como um todo. Mantenha seus colaboradores informados da razão de ser da empresa, aonde ela quer chegar e quais os valores pessoais e corporativos que ela preza e incentiva.

Como é percebida a delegação de tarefas?

Este é um ponto que causa muitos conflitos, principalmente quando se trabalha com equipes competitivas e motivadas. E toda essa motivação pode se perder caso os colaboradores não entendam quais os critérios usados para se escolher quem assumirá as tarefas mais importantes, os projetos mais desafiadores ou as contas mais lucrativas.

Certifique-se que as equipes acreditam na competência de seus líderes

Isso certamente já aconteceu em algum momento de sua carreira: todos os subordinados de um determinado diretor ou gerente o consideram sem condições de ocupar o cargo e que só está lá porque tem sorte, contatos ou é bajulador. Independente de isto ser verdade ou não, o clima organizacional é uma “percepção” e quando isso ocorre é preciso tomar alguma providência.

Como você notou, o que é um clima organizacional saudável e agradável para alguns colaboradores, pode não ser para outros. É por isso que insistimos na importância da pesquisa de clima.

Conheça 3 abordagens mais usadas em pesquisa de clima e confira 25 exemplos de perguntas para pesquisa de clima organizacional: perguntas para pesquisa de clima organizacional.

Para conseguir gerenciar este e outros desafios de Recursos Humanos, um sistema de BPM ágil e transparente, como o HEFLO, pode ser de grande ajuda.

Confira este case:

Leia mais sobre o conceito de clima organizacional.

Conheça também outras ferramentas estratégicas de gestão:

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