O que é processo empresarial?

Uma organização funciona como um sistema, ou melhor, um conjunto de processos inter-relacionados que interagem para atingir seus objetivos comuns. Estes processos são executados continuamente pelas pessoas que integram a sua força de trabalho. Os bens ou serviços provenientes de um processo empresarial constituem a entrada para outro ou para outros processos, até sua chegada ao consumidor final.

Mas na prática, você sabe o que é um processo empresarial? Na prática do dia a dia, um processo empresarial deve prever quem executará cada atividade, quais ferramentas serão usadas, as instruções específicas para sua execução e qual é o resultado esperado da atividade.

Um processo empresarial é um trabalho contínuo e repetitivo, uma série de passos sequenciais adotados por uma organização para produzir um resultado desejável.

Se pensarmos na etapa de atendimento de uma loja, por exemplo, o processo empresarial definirá o passo a passo da interação com o cliente, desde o momento em que ele chega à loja até o momento do pós-venda.

Veja também:

A importância de ter um desenho claro dos processos empresariais

Os processos empresariais, quando bem desenhados, podem reduzir os custos das operações, utilizando melhor os recursos e prevenindo ações extras supérfluas ou desnecessárias. Também são fundamentais para aumentar a produtividade e a qualidade dos serviços deixando os clientes mais satisfeitos e consequentemente aumentando as vendas.

Fluxos claros e possibilidades gerenciais dão às empresas a chance de crescer produtivamente e de estarem mais bem preparadas para atender seus clientes e encarar a grande competitividade imposta pelo mercado.

Acompanhar tudo o que é feito em uma grande, média ou pequena organização, possibilita utilizar melhor os recursos e investir em ferramentas que acelerem e facilitem os objetivos empresariais, como é o caso do BPM.

 

Entenda o que é processo empresarial e suas três categorias básicas:

  • Processos de negócio (ou de cliente) – São aqueles que caracterizam a atuação da empresa e que são suportados por outros processos internos, resultando no produto ou serviço que é recebido por um cliente externo.
  • Processos organizacionais ou de integração organizacional – São centralizados na organização e viabilizam o funcionamento coordenado dos vários subsistemas da organização em busca de seu desempenho geral, garantindo o suporte adequado aos processos de negócio.
  • Processos gerenciais – São focalizados nos gerentes e nas suas relações e incluem as ações de medição e ajuste do desempenho da organização. Cada categoria se subdivide em tipos de processos, que se distinguem uns dos outros em função da sua capacidade de gerar valor, do fluxo básico, da atuação e da orientação básica com relação à estrutura organizacional.

Agora que você já sabe o que é processo empresarial, veja também o que é BPM.

Post anterior
Como melhorar a qualidade e a produtividade nas organizações
Próximo post
Modelagem de processos BPM – Entenda os conceitos

Posts Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Menu