O que é reengenharia de processos?

A definição tradicional sobre o que é reengenharia de processos envolve o redesenho radical dos processos de negócios para atingir melhorias dramáticas na produtividade, ciclos e qualidade.

A mudança é extrema, iniciando-se com uma folha de papel em branco e terminando com um processo completamente novo, sempre pensando no valor agregado oferecido ao cliente. O foco está nas necessidades do consumidor, sempre. Camadas inteiras de trabalho, processos e trabalhadores podem ser cortados se percebermos que não adicionam valor ao cliente.

Qual a diferença entre reengenharia de processos e metodologia de gerenciamento de processos?

Você pode estar pensando que isso é exatamente o que a metodologia de gerenciamento de processos faz. Esse não é, no entanto, o caso, já que são dois conceitos distintos. Abaixo veremos suas diferenças e o que é reengenharia de processos.

Metodologia de gerenciamento de processos Reengenharia de processos
Foca mais na automação de processos, assim, seu risco é mais baixo. É mais arriscado e visa redesenhar a corporação de baixo para cima.
Foca em um processo por vez, usando o que já existe. Apaga todos os processos, começando do zero com todos eles.
Envolve gerenciamento e otimização. Envolve redesenho e mudanças radicais nos processos.
É importante que essa metodologia seja inserida na cultura da empresa, mas a mudança é gradual e assim mais fácil de seguir. Na reengenharia de processos, até mesmo a missão e visão da empresa podem ser reconsiderados, o que pode resultar em algum desconforto e dificuldade para os envolvidos.
A mudança é gradual, cíclica e sem fim – para garantir a continuidade. A mudança acontece rapidamente e de uma vez – para evitar o apego às antigas maneiras.

A primeira metodologia contribui diretamente para a satisfação do cliente trabalhando nos específicos processos que precisam de mudança, priorizando-os. O que a reengenharia de processos traz é um estudo dos processos como um todo, removendo aqueles que não adicionam valor ao cliente e impedem o crescimento da empresa e redesenhando completamente os demais.

O que é reengenharia de processos – através de passos e dicas

Na reengenharia de processos é importante:

  • Organizar através de resultados, não atividades.
  • Integrar as informações de processo do trabalho ao trabalho que as produz.
  • Ligar atividades paralelas no fluxo de trabalho ao invés de somente integrar seus resultados.
  • Alocar o ponto de decisão onde o trabalho é realizado, e assim construir controle no processo.
  • Capturar informações de uma vez e em sua origem.

Importante também destacar os passos a seguir:

  1. Prepare-se para a reengenharia de processos. Planejamento e preparação são cruciais em qualquer projeto, e mais ainda em um que traz mudanças tão radicais como na reengenharia.
  2. Analise e mapeie os processos AS-IS (como são).
  3. Identifique as tarefas e processos desnecessários, cortando-os.
  4. Desenhe do zero e valide os processos TO-BE (futuros).
  5. Implemente os processos novos, adaptando sua empresa a eles.

Afinal, eu deveria aplicar a reengenharia de processos quando otimizando os processos da minha empresa? Essa pergunta só pode ser respondida dentro de sua organização. As duas metodologias apresentadas são diferentes e muitas vezes complementares. Pode parecer que a reengenharia de processos é difícil de implementar, mas na verdade o que vai definir seu sucesso ou não é a maneira que é implementada. O que é reengenharia de processos dentro da realidade da minha empresa? Que software escolho para a implementação do projeto? Responda essas perguntas e defina o processo! O que a reengenharia de processos visa é uma reinvenção total, não acreditando em pequenas melhorias.

Post anterior
Automação de marketing – o que é
Próximo post
Metodologia de gerenciamento de processos – dicas úteis para a eficaz implementação em sua empresa

Posts Relacionados

Nenhum resultado encontrado.

1 Comentário. Deixe novo

  • Reprojetar radicalmente os processos de negócio de uma empresa pode gerar grandes resultados, mas envolve sérios riscos. É uma reengenharia organizacional, na verdade. Por outro lado o BPM se aproxima mais da melhoria contínua.

    Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Menu