O que é Saas software?

A maneira tradicional de implementar um software em uma empresa é ir a uma loja física, comprar o software, contatar a TI para instalá-lo em todas as maquinas na organização e gastar horas em manutenção, procurando a equipe de TI sempre que aparece um problema ou atualização. Isso é chamado de software on premise.

SaaS Software – Software as a Service – veio para revolucionar essa premissa. Ele funciona em uma nuvem, com um ou mais provedores, e pode ser acessado de qualquer dispositivo em qualquer lugar. Os softwares SaaS oferecem serviços e guardam informações e aplicações na nuvem, de uma maneira segura e simples que beneficia tanto indivíduos como organizações.

Porque eu deveria adquirir um software SaaS se eu já possuo um software tradicional em minha empresa?

Com um Software SaaS, o provedor oferece não somente o serviço, mas também a manutenção. Tudo é feito de forma online, desde a compra até o suporte. Se você necessita de ajuda, o contato é rápido; se há uma atualização, é automaticamente disponível online. Não existe a dificuldade de ir a uma loja ou de contatar a TI, tudo é feito agilmente pelos provedores.

Se não é mais necessário chamar sempre pela equipe de TI, terceirizando esse serviço e pagando o mesmo preço, os custos vão cair inevitavelmente. No pagamento, feito mensal ou anualmente, você paga pelo que você utiliza. Dessa forma, é prático organizar as finanças e planejar os gastos.

Um software SaaS traz uma praticidade para sua empresa que influencia em todas as áreas e departamentos. A informação chega a todos na mesma hora, tornando as reuniões mais produtivas e os processos mais padronizados.

Veja também um caso concreto de quem que recuperou 18 milhões de reais através do uso de BPMS.

Como eu acesso minhas informações?

Facilmente. Tudo o que você precise é de uma conexão com a Internet. Com SaaS software, você e todos os usuários podem acessar os dados de inúmeros aparelhos diferentes, desde computadores, tablets, celulares ou o que estiver ao seu alcance. É também simples acessar o software SaaS de outros lugares, não somente do local de trabalho. Isso é muito positivo para aqueles gestores que querem controlar constantemente as atividades.

A informação de sua empresa está seguramente guardada na nuvem, e só pode ser acessada por aqueles autorizados. É protegida eficazmente contra perda, roubo ou mau uso. Um bom provedor de SaaS software tem mais possibilidades de investir em segurança, backups e manutenção do que qualquer empresa de pequeno ou médio porte, tornando a preocupação com segurança irrelevante.

É fácil para todos os funcionários, colaboradores e administradores acessar e atualizar a informação, tornando a comunicação um ponto forte dentro da empresa. Como sabemos, padronização de processos é chave para uma boa performance, já que processos automatizados funcionam melhor. A maioria dos softwares SaaS roda com qualquer navegador de web e sistema operacional. É fácil, é prático, e salva tempo e dinheiro.

Não se esqueça de procurar um software SaaS confiável na hora de implementá-lo em sua empresa, já que isso fará a diferença entre obter resultados ou não. É possível reduzir custos, melhorar a comunicação, otimizar os processos e aumentar a satisfação dos clientes, tudo isso com o correto SaaS software. Veja também: otimização de processos.

Para conhecer as respostas de 4 frequentes perguntas sobre SaaS software, continue aqui.

Post anterior
O que é software as a service – 4 perguntas comuns
Próximo post
Saas, IaaS e PaaS – qual a diferença afinal?

Posts Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Menu