Aumente seu desempenho melhorando seus processos de negócio

Qualquer organização, independente do seu por ou segmento, constitui um sistema vivo no qual coexistem e interagem diversas entidades: fornecedores, clientes, funcionários, produtos, serviços, etc… e funções básicas: produção, marketing, vendas, contabilidade, finanças, recursos humanos, etc. Cada uma destas funções e departamentos implicam múltiplos processos de negócio, que viabilizam os resultados de uma empresa.

Um processo de negócio é um conjunto de passos ou atividades interligadas que produzem um resultado interno ou externo para a organização. Em outros termos, processos de negócio constituem um conjunto de ações relacionadas entre si de forma lógica e coerente a fim de promover um output favorável à empresa – qualidade total e satisfação do cliente -, tanto no aspecto interno como externo.

Uma estrutura de processos de negócio mal definida pode pôr em risco a eficiência e a eficácia de uma organização através da desorganização de produtos e serviços, perda de tempo, repetição de tarefas, desmotivação e queda de produtividade.

Em virtude disso, processos de negócio devem funcionar de forma integrada uns aos outros e em relação a toda a estrutura organizacional, pois somente desta forma será possível atingir os objetivos, transversais a qualquer organização: eficácia nos outputs, eficiência dos recursos e aumento de valor.

 

Gestão de Processos de Negócios – BPM para aumentar o desempenho

O Gerenciamento de Processos de Negócio – BPM é uma abordagem sistemática e disciplinada, que envolve práticas relacionadas aos processos de negócio, com automatizados ou não, para alcançar resultados consistentes e alinhados com as metas estratégicas de uma organização.

As técnicas e metodologias de BPM possibilitam que uma organização alinhe seus processos à sua estratégia, conduzindo a um melhor desempenho, em todos os níveis, com foco no processo ponta a ponta e na geração de valor ao cliente.

Desenvolver conhecimento de forma integrada e abrangente, das práticas, princípios, modelos e estruturas necessárias para o gerenciamento dos processos de negócio, com a criação de uma cultura organizacional para a obtenção de resultados através de processos otimizados e da melhoria contínua.

A diferença entre função de negócio e processo de negócio

Dada a similaridade das suas composições, função de negócio e processo de negócio são conceitos que frequentemente levantam dúvidas, pois ambos são “coisas que a empresa faz”, porém, é preciso entender quais são as suas diferenças:

Os processos são transfuncionais – ou horizontais – já que perpassam diversas barreiras funcionais dentro da organização, ex.: adquirir bem, alienar bem e contratar colaboradores, enquanto que as funções, que em conjunto descrevem a missão da empresa, são verticais, ex.: logística , vendas, contabilidade, etc.

Veja no vídeo seguinte a definição e um exemplo envolvendo funções de negócio.

Aula de Demonstração de Introdução ao Curso BPMN do HEFLO

 

Confira o conteúdo completo do curso de modelagem BPMN do HEFLO.

3 exemplos de empresas que utilizam o BPM em seus processos de negócio

Gestão moderna com uso de BPM na Bodytech

Rede Bodytech de academias adotou ferramentas BPM para automatizar processos de negócio e obter maior controle administrativo. A melhoria na comunicação e possibilidade de monitoramento dos processos foram os principais benefícios identificados.

“Com o Supravizio a Bodytech melhorou a comunicação entre as áreas envolvidas em cada um dos processos, através do envio e recebimento de comunicados. A implantação do sistema diminuiu muito a quantidade de envio de e-mails entre as áreas. Além disso, nos possibilitou incluir e medir o tempo de execução de cada uma das atividades, nos dando maior possibilidade de gerir os processos” conta Amanda Torres – Bodytech.

Conheça todos os detalhes deste exemplo de processo de negócio.

Abertura de lojas de conveniência pelo Bureau Veritas

Empresa líder mundial em testes, inspeções e certificações, Bureau Veritas automatizou processos para prestação de serviços de auditoria em abertura de lojas de conveniência. Foi apurado uma melhoria de 50% na produtividade da equipe.

“Agora todas as informações do Processo de Abertura estão interligadas com cada etapa das atividades e evolução de cronograma de abertura e temos uma visibilidade importante de cada tarefa e do conjunto da transação”. Douglas Noronha – Bureau Veritas

Conheça todos os detalhes deste exemplo de processo de negócio.

Escritório de processos no Sebrae RJ

Após projeto de mapeamento, unidade do Sistema S do Sebrae RJ, buscava uma ferramenta para automatizar processos e encontrou no Supravizio BPM esta possibilidade. Hoje possui várias áreas usuárias com destaque para gestão de pessoas, tecnologia da informação, administrativo e escritório de processos.

“Pretendemos de forma estruturada expandir o uso do escritório de processos aos demais setores, trazendo a integração da ferramenta, por meio da automação padronização e controle dos processos”. Marcelo Lima – Sebrae RJ

Conheça todos os detalhes deste exemplo de processo de negócio.

Post anterior
6 ótimos exemplos de mapeamento de processos em empresas – BPM
Próximo post
11 dicas para implantar o Controle de Qualidade Total

Posts Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Menu