Processos empresariais (ou processos de negócios) são divididos em três tipos. Essa classificação leva em conta dois fatores principais:
- Relação direta com os clientes.
- Entrega de valor.
Os dois são de suma importância porque levam em conta aspectos fundamentais:
- O contato com o cliente sempre deve ser satisfatório e superar suas expectativas.
- É exatamente essa superação de expectativas que caracteriza a entrega de valor que deve ser percebido pelo cliente.
Vejamos essa classificação em detalhes:
Tipos de Processos Empresarias ou de Negócios
Primários ou Essenciais
- Os processos mais importantes.
- Contato direto com o cliente.
- Entregam valor ao cliente diretamente.
- As vezes extrapolam as fronteiras da empresa.
- Visão completa da cadeia de valor.
De Apoio ou Suporte
- Formalmente estabelecidos.
- Suportam os processos primários.
- Sem contato com o cliente.
- Não entregam valor ao cliente diretamente.
Gerenciais ou de Gestão
- Formalmente Estabelecidos.
- Coordenam as atividades dos processos primários e de suporte.
- Buscam a eficácia e eficiência da empresa.
- Medem, monitoram e controlam.
- Não entregam valor ao cliente diretamente.
Veja também: Análise e melhoria de processos de negócios: as melhores práticas
Exemplos concretos de tipos de processos empresariais
Selecionamos para você 4 diferentes tipos de processos empresariais já mapeados em diagramas do HEFLO. Cada um deles tem diferentes especificidades e objetivos.
Exemplos de processos gerenciais e de gestão como estes são bastante úteis para quem quer ter uma ideia inicial de como modelar um processo em sua própria empresa.
Tipo de processo empresarial 1: compras e aquisções
Este tipo de processo empresarial envolve diversos níveis de aprovação, diferentes departamentos e uma série de tomadas de decisão. O objetivo é garantir mais transparência, economia de tempo e recursos, além de combater fraudes e conluios.
Tipo de processo empresarial 2: contratações
Atrair os melhores talentos e escolher os profissionais certos para as funções mais adequadas para seu perfil é um processo que exige muito cuidado da empresa para atingir estes objetivos. É importante notar que o solicitante da contratação deverá interagir tanto com o Departamento de Recursos Humanos quanto com o Gestor de sua área, o que leva a criação de 3 raias em nosso modelo deste tipo de processo empresarial, veja:
Tipo de processo empresarial 3: integração de novos funcionários
Destes 4 diferentes tipos de processos empresariais, a integração de funcionários é o mais complexo, exigindo nada menos que 5 piscinas para ser corretamente modelado. Isso ocorre devido a importância da integração de novos colaboradores, para que logo se sintam bem à vontade e contem com os recursos e informações necessárias para rapidamente por em prática todo seu potencial em favor da empresa.
Tipo de processo empresarial 4: vendas
Nada mais importante que depois de todos os processos produtivos, de planejamento, RH, Pesquisa & Desenvolvimento etc, o processo de vendas se concretize. Sem isso, a empresa não terá receitas!
Nesse contexto, o processo de vendas deve ser ágil e seu tempo controlado adequadamente, evitando-se perder qualquer oportunidade de atender ao cliente. Confira:
Como você viu, cada um desses diferentes tipos de processos empresariais apresenta um grau de complexidade variado. Quanto mais atividades e sub-processos, maior o número de piscinas e raias necessárias para seu adequado mapeamento.
Importância do Mapeamento dos Processos Empresariais
Para se conseguir uma gestão efetiva de processos, é preciso, antes de tudo, uma análise profunda da situação da empresa no momento atual. É preciso também fazer esse mapeamento dos processos de forma clara e descrita em detalhes. Com este trabalho feito, ai sim se poderá partir para as avaliações, simulações e modelagens que darão base para se pensar na implantação de melhorias.
Saiba mais: Mapeamento de processos, uma metodologia para um melhor controle
Nível de Detalhamento na Modelagem de Processos Empresariais
Como você viu, existem diferentes tipos de processos empresariais. Na hora de fazer a modelagem desses processos de uma empresa, é preciso levar em conta o nível de detalhamento que será apresentado, dependendo da visão para qual vai se criar o diagrama de processos.
Note que ao se construir o diagrama de processos, seu detalhamento em termos de tipo e quantidade de informação ira aumentando na mesma ordem dos itens a seguir:
Diagrama da Visão Corporativa
- Visão da cadeia de valor.
- Forma gráfica.
- Resumida.
- Abrange uma única folha.
- Esta relacionado ao ambiente de negócios.
Diagrama da Visão de Negócios
- Representação dos macro-processos.
- Detalhamento da cadeia de valor.
- Abrange todos os processo que compõem os macro-processos.
Diagrama da Visão de Operações
- Representação dos processos, sub-processos e atividades.
- Detalhamento da Visão de Negócio.
- Trata do que esta sendo feito, não de como é feito.
Diagrama de Visão de Sistemas
- O mais detalhado.
- Abrange: softwares, pontos de integração, tráfego de dados (no fluxo do processo e da informação).
- Necessita de apoio da equipe de TI.
Veja mais: Modelagem de processos BPM – Entenda os conceitos
BPM e a Gestão de Processos de uma empresa
O objetivo final de um projeto de BPM é adicionar valor ao negócio. Por isso, é fundamental se aliar à tecnologia para que se possa ter um acesso ágil a informações seguras, atualizadas e de qualidade. Só assim será possível demonstrar de forma transparente os resultados e como eles contribuem na formação de valor na empresa.
Confira: Gestão de processos de negócios BPM – Qualidade que gera produtividade
Gerir processos empresariais é basicamente planejar, implementar, monitorar, controlar e melhorar. É exatamente isto que ferramentas como o HEFLO da Venki proporcionam a sua empresa, de forma intuitiva e flexível.