Segurança dos alimentos: como o BPM viabiliza este processo

Segurança dos alimentos é um conjunto de boas práticas e processos determinados com o objetivo de evitar qualquer risco à saúde dos consumidores.

Esses processos e práticas estão distribuídos por todas as fases da cadeia produtiva, seja na lavoura ou na pecuária, passando pelo beneficiamento, transporte, processamento, preparo e venda.

É importante notar que os alimentos podem chegar ao consumidor sem preparo algum, prontos, semi-prontos etc, mas isso não tira a necessidade de se assegurar a segurança dos alimentos em qualquer dessas formas de entrega.

Assim, seja em um supermercado, num atacadista, num distribuidor, restaurante, feira-livre ou nos agora na moda “food-trucks”, todos eles devem prestar contas sobre a segurança dos alimentos a diversos órgãos de inspeção sanitária e de garantia dos direitos do consumidor.

Os mais conhecidos são:

É por isso que uma gestão adequada dos processos, auxiliada por uma ferramenta BPM (Business Process Management), é de grande valia para produtores rurais, empresas alimentícias, fábricas de alimentos, restaurantes, supermercados e outros empreendedores envolvidos nesta cadeia produtiva e que devem estar atentos a questão da segurança dos alimentos.

 

Importância da segurança dos alimentos para as empresas

Garantir que sua produção, manuseio ou oferta de alimentos aos consumidores seja segura é mais que uma imposição legal. Além de uma obrigação ética, a segurança alimentar é um requisito mínimo para que sua empresa se estabeleça no mercado. Nem sequer você poderia considerar isso como um grande diferencial competitivo, mas como uma adequação básica aos anseios do consumidor e da sociedade. Recentemente, algumas empresas renomadas sofreram graves revezes por descuidarem da segurança dos seus alimentos.

E a lição que o mercado tirou disso foi clara: fornecer alimentos seguros não ampliará seu mercado, mas caso você não os forneça nessas condições, sofrerá graves perdas, não só de faturamento, mas de reputação, o que pode ser extremamente prejudicial por longo prazo. Além disso, não conformidades graves da segurança alimentar podem levar até a interdição de estabelecimentos.

Esteja preparado: O plano de continuidade de negócios garante o funcionamento das empresas em emergências

Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle (APPCC)

Esta é uma etapa importante na garantia da segurança dos alimentos. E, sem dúvida, ferramentas de BPM podem auxiliar grandemente nesta busca de pontos críticos e modelagem dos processos para que atendam a todos os critérios de segurança alimentar.

Confira: Conheça os principais exemplos de fatores críticos de sucesso nas empresas

Vantagens do BPM na segurança dos alimentos

Tratando-se de processos complexos e delicados, a produção e oferta de alimentos são, sem dúvidas, ótimos candidatos para o uso de BPM. Podemos citar, dentre outras, as seguintes vantages para esses processos:

  • Adequação a novas normas de forma ágil, por meio do redesenho de processos
  • Monitoramento constante dos resultados, possibilitando definir providências com agilidade
  • Informações atualizadas em tempo real e confiáveis, permitindo a rápida tomada de decisão em caso de crises
  • Melhoria contínua dos processos
  • Transparência das informações, propiciando prestação de contas e responsabilidades

Veja mais: Entrevista explica as vantagens da gestão por processos

ISO 22.000 para a gestão de segurança dos alimentos

Essa norma internacional define mais claramente tudo que deve ser feito para a gestão de processos seguros na área de alimentação. Isso assegura a empresas exportadoras mais garantias de que seus produtos serão aceitos em novos mercados externos, além de facilitar a integração desses processos com outras normas eventualmente já estabelecidas na empresa, como a ISO 9.001, de gestão da qualidade.

Veja também: Certificações de qualidade: os 3 passos para obter

Interessado em adequar seus processos às normas de segurança de alimentos? conheça a ferramenta BPM que pode ajudar muito sua empresa: o HEFLO da Venki.

Post anterior
O que é análise SWOT e como aplicar na empresa
Próximo post
Definição de BPM: saiba como agregar valor ao seu negócio

Posts Relacionados

Nenhum resultado encontrado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Menu