Dashboards facilitam a tomada de decisão nas organizações

Lançada há pouco mais de um mês, a Versão 6.1.4 do Supravizio trouxe como principal funcionalidade agregada ao software de gestão por processos da Venki Tecnologia: o Dashboard. Implementando o conceito BAM (Business Activity Monitoring), expressão que traduzida do Inglês significa Monitoramento de Processos de Negócio, o dashboard vem otimizar a tomada de decisão na gestão e cruzamento de informações pertencentes à execução dos processos de negócio das organizações.

Podendo ser utilizada em desktops ou tablets (design responsivo), a funcionalidade permite tomada de decisão na gestão por meio de gráficos, fazendo com que, de forma mais rápida e objetiva, possam ser assimiladas pelos envolvidos na execução dos processos, gestores e equipe diretiva. O Supravizio permite também a customização de elementos visuais (diferentes tipos de gráficos), de pesquisa (específica e aprofundada) e, ainda, compartilhamento (divulgação de link) nas redes sociais por meio do editor de dashboard.

De acordo com Wanderson Oliveira, Diretor Técnico da Venki Tecnologia, a utilização do dashboard vem a contribuir para a celeridade na tomada de decisão, considerando que todo o trabalho de reunir informações e realizar o cruzamento das mesmas pode ser feito, em tempo real com alguns cliques.

“Ao permitir que o usuário do sistema realize não só a organização das informações de forma personalizada, em que é possível escolher a representação gráfica que mais lhe agrada visualmente, a grande vantagem da utilização do dashboard está no acesso ao cruzamento de informações, inclusive de outros bancos de dados. Isso facilita e muito o trabalho dos envolvidos nos processos e, principalmente o papel dos gestores quando de forma prática eles podem ter acesso às informações que necessitam, agilizando assim o processo analítico dos registros e a tomada de decisão”, aponta o executivo.

Foco em informações relevantes para tomada de decisão na gestão

Outro ponto bem destacado pelo Diretor Técnico da Venki é a questão da concentração dos esforços e foco nas informações que de fato são relevantes para a gestão, como o tratamento de não conformidades ou demandas que necessitam de atenção imediata.

“Uma vez que o dashboard concentra essas informações, inclusive realizando cruzamentos com outras fontes de dados, oferece flexibilidade e versatilidade nas consultas, ele automaticamente reduz o tempo gasto com essas tarefas. Dessa forma, é possível direcionar os esforços de forma a dedicar-se ao que é de fato relevante e precisa ser aprimorado.”

O dashboard é um resumo da execução dos processos. Ele tem como principal função fornecer o acesso às informações dos processos de forma conclusiva, como bem destaca Wanderson.

“Quando você lê um relatório com informações de um sistema, geralmente eles possuem dados para serem analisados e só depois é possível conclui algo. O dashboard segue um caminho inverso. Primeiro ele dá ao usuário uma visão conclusiva dos processos, e, a partir da função drill down, permite o acesso detalhado ao conjunto de dados que compõem os gráficos, para analisar aquela conclusão”, acrescenta.

Um excelente aliado dos gestores, coordenadores e supervisores de equipes que executam os processos, o dashboard apresenta um resumo do acompanhamento da produtividade dos colaboradores, por meio de painéis que, com um conjunto adequado de gráficos, oferecem a informação sucinta do processo que está sendo gerenciado. Os painéis podem, inclusive, ser projetados em telões e visualizados por toda a equipe para um melhor monitoramento dos processos, conceito conhecido como gestão à vista.

A nova funcionalidade do Supravizio contribui ainda para que as organizações possam estar focadas na melhoria contínua de seus procedimentos internos e na prestação de serviços de qualidade, garantindo assim alto nível de satisfação dos clientes.

No que diz respeito à geração e monitoramento de indicadores de desempenho, Wanderson afirma que os dashboards possibilitam a configuração e organização das métricas de forma a unificar as informações geradas pelo conjunto de etapas de cada processo. Isso configura mais um ganho operacional e estratégico para as organizações que fazem uso da ferramenta para auxiliar na efetividade da gestão.

Post anterior
Planejamento, Processos e a postura do empresário brasileiro
Próximo post
Gestão de acessos garantida pela automatização

Posts Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Menu