Tudo sobre BPM: 10 tópicos especiais selecionados para você.

Tudo sobre BPM? Bom, é claro que seria um desafio muito grande abranger completamente um assunto tão vasto e complexo. É exatamente por esse motivo que selecionamos 10 post que consideramos bastante esclarecedores sobre BPM e acreditamos que podem fornecer quase tudo sobre BPM de uma forma prática e resumida, principalmente se você usar os links de cada post e for aumentando o detalhamento de informações em cada um deles ao navegar por nosso site.

Preparado para conhecer tudo sobre BPM? Então prossiga a leitura!

Confira também: A metodologia BPM é o sistema mais eficiente e eficaz para o gerenciamento de processos

Tudo sobre BPM: 10 pontos chave pra você:

1- Definição de BPM

Quem sabe tudo de BPM tem que conhecer sua definição na ponta da língua. Uma das mais usadas, é esta, do famoso especialista Gart Capote:

“Gerenciamento de Processos de Negócio é uma abordagem disciplinar para identificar, desenhar, executar, documentar, medir, monitorar, controlar e melhorar processos de negócios, automatizados ou não, para alcançar resultados consistentes e alinhados com os objetivos estratégicos da organização”.

Que conhecer outras nove definições tão boas quanto esta?

Confira: Definição de gestão de processos: reunimos as 10 melhores

2- Os 3 tipos de processos empresariais

Para aplicar os conhecimentos sobre BPM na prática, é preciso conhecer, de início, os 3 tipos básicos de processos empresariais. Para diferenciar e classificar cada um deles são usados critérios como grau de relação direta com os clientes e também a entrega de valor. Acesse o link abaixo e saiba mais sobre os 3 processos empresariais: primários, de apoio e de gestão:

Acesse: Processos empresariais: conheça os 3 tipos principais

3- Desenho de processos

Um dos mais importantes conhecimentos de todos acerca de BPM é o desenho de processos. Seu objetivo é entender o processo como ficará no futuro, por isso, muitos também o chamam de “TO BE”. Conheça os 7 princípios do desenho de processos clicando abaixo:

Conheça: Os 7 princípios do desenho de processos

4- Escritório de processos

O profissional que comanda este escritório tem que saber tudo sobre BPM. Composto de profissionais focados em BPM, os analistas de processos, este grupo de profissionais tem importantes missões na empresa, dentre elas o mapeamento, automação e gestão dos processos. Para se aprofundar neste tema, confira no post abaixo 10 motivos para criar o escritório de processos:

Veja mais detalhes: 10 motivos para criar escritório de processos BPM na empresa

5- Indicadores de desempenho

Também chamados de KPIs, estes indicadores são usados para monitorar as tarefas e processos a fim de se saber se atingem seus objetivos de forma satisfatória. O indicadores de desempenho são normalmente definidos por um número, isto é, devem ser quantificáveis. Para que você compreenda melhor, selecionamos 10 exemplos de indicadores de processos neste post.

Confira exemplos: Conheça 10 Indicadores de desempenho de processos (KPI)

6- Gestão de desempenho

A Gestão de Performance ou Gestão do Desempenho Empresarial tem o objetivo de levar as organizações a conduzirem com sucesso seus planos estratégicos ao monitorarem e gerirem suas atividades para que sejam desempenhadas com mais eficiência e eficácia.

Conheça os detalhes da gestão de desempenho:

Veja mais: Gestão de desempenho: conheça a chave da gestão moderna

7- Confiabilidade dos processos

É por meio da confiabilidade dos processos que as empresas conseguem uma produção estável, sem grandes variações que comprometam a entrega dos produtos ou serviços aos consumidores finais.

Se você quer saber como alcançar este objetivo, recomendamos que leia o post a seguir:

Saiba mais: Otimize a confiabilidade de processos e produtos com BPM

8- BPM e vantagem competitiva

Isso tudo sobre BPM que vimos até agora tem vários objetivos. Um dos mais relevantes e procurados é proporcionar vantagens competitivas para a empresa. Quando os processos agregam valor aos produtos e serviços, trazendo uma percepção de valor interessante para os clientes, que pagem um preço por eles que permite gerar uma margem de lucro para a empresa, de alguma maneira um ponto do processo deve apresentar alguma vantagem competitiva.

Veja como proporcionar uma vantagem competitiva para sua empresa no post que se segue:

Leia mais: Processos BPM trazem vantagem competitiva para sua empresa

9- Oportunidades na carreira com BPM

O Brasil tem valorizado muito o BPM. As empresas, cada vez mais, entendem a importância da gestão de processos e da busca da eficiência e da eficácia, além da melhoria contínua. Nesse contexto, a figura do profissional de BPM, o analista de processos, tem sido cada vez mais procurada. No entanto, um curso de BPM e uma percepção holística da realidade da empresa são algumas características importantes para esse profissional alcançar o sucesso.

Veja mais detalhes: No Brasil, um Curso de BPM abre portas na carreira

10- O melhor sistema BPM

Ágil, intuitivo, transparente. O HEFLO da Venki, permite, entre outras vantagens:

Quer mais detalhes?

Veja também: Sistema BPM ideal? Existe: HEFLO BPM, da Venki.

 

Post anterior
Redução de custos operacionais: 10 sugestões práticas
Próximo post
6 passos para implementar uma Administração Estratégica com BPM

Posts Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Menu