O Planejamento Estratégico é uma prática que surgiu na década de 1970. Antes disso, nos anos 50 e 60, os empresários planejavam de modo operacional. Ou seja, com foco nas tarefas rotineiras e em resultados de curto prazo.
Porém, esse modo de pensar começou a mudar nos anos 70. A crise do petróleo, os altos índices de desemprego e a inflação elevada fizeram com que os empresários passassem a planejar de maneira estratégica.
Isso significa que as organizações começaram a analisar os seus processos através de diferentes ângulos.
Assim, adota-se o Planejamento Estratégico com o objetivo de gerar lucro e crescimento e melhorar a gestão da empresa. E isso passa a ser feito por meio de ações pensadas sistematicamente.
O Planejamento Estratégico é um processo contínuo e que leva em consideração inúmeras informações relacionadas à empresa. Nessa modalidade, todas as decisões são tomadas pensando a curto, médio e longo prazo.
Hoje você vai descobrir 5 dicas de como fazer Planejamento Estratégico e por que ele é tão importante para as empresas que querem alcançar o sucesso.
Planejar de maneira estratégica é saber gerenciar os recursos disponíveis para alcançar objetivos previamente estabelecidos; é desenvolver ações focadas naquilo que se almeja conquistar.
Independente do porte da empresa, o Planejamento Estratégico é importante para impulsioná-la na direção correta. Ele servirá como um guia para que a empresa não se perca no caminho.
Além de estabelecer metas e objetivos que dialoguem com a realidade da organização, o PE possibilita maior integração entre todos os envolvidos: executivos, gestores, colaboradores, clientes, etc. Isso assegura mais agilidade nos processos de tomada de decisão.
O PE é também um diferencial competitivo. Sem ele, a empresa dificilmente sobreviverá no mercado, pois ela não terá os seus pontos fracos e ameaças bem definidos e não conseguirá desenvolver ações para corrigir tais falhas.
Muitas empresas, principalmente as de pequeno porte e que ainda estão se consolidando no mercado, não sabem como fazer Planejamento Estratégico. Portanto, separamos aqui 5 dicas para elaborar um PE eficiente. Confira:
Os stakeholders são as pessoas e instituições envolvidas e interessadas nas atividades da empresa. Exemplos: executivos, gestores, funcionários, fornecedores, clientes, órgãos governamentais, organizações da sociedade civil, a comunidade etc.
Faz parte do planejamento estratégico compreender as necessidades e expectativas dos stakeholders para que se possa pensar em ações integradas.
A segunda dica de como fazer Planejamento Estratégico é de fundamental importância.
A identidade organizacional nada mais é que a tríade clássica: Missão, Visão e Valores. Esses três pilares é que determinam o diferencial da empresa, tornando-a única no mercado.
Esses componentes da identidade organizacional precisam sempre estar claros para todos os membros da empresa.
SWOT é uma sigla em inglês e que significa Forças (strengths), Fraqueza (weakness), Oportunidades (opportunities) e Ameaças (threats). Trata-se de uma análise dos ambientes interno e externo da empresa.
Exemplo:
Os objetivos são resultados de longo prazo. Eles representam onde a empresa quer chegar com aquele planejamento.
Já as metas são conquistadas a curto prazo e podem ser entendidas como degraus que levarão aos objetivos da empresa.
Ambos precisam ser inteligentes. Ou seja, seguir o padrão SMART:
Lembra que lá no começo do texto foi dito que o PE é contínuo? Pois bem, isso significa que ele está sujeito a alterações dependendo do andamento das coisas.
Dessa forma, é preciso definir os chamados Indicadores de Desempenho – baseados nas metas e objetivos da empresa – e monitorar o PE para se certificar de que tudo está funcionando de acordo com o que foi planejado e se há necessidade de modificar ou corrigir uma coisa ou outra.
Agora que você já sabe como fazer Planejamento Estratégico, elabore um para a sua empresa e conte sempre com ele para guiar o seu negócio rumo ao sucesso!
Este artigo foi escrito pela equipe da Setting Consultoria, especializada em ajudar empresas a estabelecerem o melhor caminho entre sua situação atual e seus objetivos futuros.
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