Cada vez mais as empresas preocupam-se em estreitar a comunicação com seus clientes. Criam novos canais, investem em centrais telefônicas para o serviço de atendimento ao consumidor e contratam profissionais para atualizar suas redes sociais. Isso tudo, porque elas sabem que manter uma boa comunicação é importante, e investem nisso. No entanto, muitas delas colocando o foco 100% para fora, acabam se esquecendo de prestar atenção a algo primordial: a comunicação entre seus colaboradores.
Uma recente pesquisa sobre como melhorar a comunicação nas empresas realizada pela consultoria Deloitte mostra que os funcionários de empresas brasileiras estão mais insatisfeitos com a comunicação interna de suas companhias do que com o próprio salário. Entre 78% e 80% das pessoas dizem ser mal informadas sobre as ações da empresa, enquanto a média de insatisfação com a remuneração é de 60%.
Infelizmente, sabe-se também que a grande maioria das empresas apenas se empenham em promover melhorarias na comunicação interna entre setores e colaboradores quando começam a perder dinheiro em função de sérios problemas comunicacionais.
Mas saiba que você não precisa esperar a comunicação da sua empresa se sufocar em caos para melhorar. Se o modelo adotado não está suprindo mais suas necessidades, talvez esteja na hora de rever alguns pontos e investir na implantação de metodologias mais modernas e eficientes como o mapeamento de processos BPM para evitar futuros problemas.
Quando o fluxo de informações é manual e depende apenas da disciplina dos colaboradores envolvidos no processo a possibilidade de falhas é grande, e muitas vezes em função da desatenção, os processos podem ser comprometido de forma séria. Uma solução para eliminar essas falhas e melhorar a comunicação na empresa é otimizar a comunicação entre áreas com o mapeamento de processos BPM, adotando ferramentas como o HEFLO BPM.
Entender como melhorar a comunicação na sua empresa e aplicar as ferramentas de melhoria não só evitará os prejuízos, mas também deixará o ambiente de trabalho muito mais harmonioso e eficiente.
Adotar o HEFLO BPM é optar por uma gestão saudável, pois o Mapeamento de Processos BPM e sua automação proporciona a otimização das atividades executadas pela empresa evitando falhas e ruídos de comunicação entre departamentos.
O mapeamento de processos BPM, por seus diversos benefícios, proporciona uma melhor organização e sistematização das atividades da empresa, assim como melhora a comunicação entre os indivíduos e setores, propiciando um ambiente favorável para uma gestão saudável e a obtenção de bons resultados, pois roteiriza os caminhos de cada processo facilitando seu controle e monitoramento através de indicadores.
O mapeamento de processos também promove a rápida detecção de não conformidades e melhorias reduzindo custos administrativos e produtivos e evita que as informações se percam durante a realização das atividades da empresa, além de promover uma fácil visualização das responsabilidades e atribuições de cada setor.
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