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O que é BPM Human Centric?

BPM Human Centric é uma abordagem de gerenciamento de processos de negócios em que se privilegia as tarefas, atividades e habilidades humanas nos processos, criando outras funções automatizadas para apoiar essas ações humanas.

O motivo para isso é que existem, em qualquer processo empresarial, uma gama de atividades que só podem ser executadas por gente, pessoas, seres humanos como nós.

Alguns exemplos de tarefas exclusivamente humanas abordadas pelo BPM Human Centric:

  • Revisão de relatórios, dados ou medições.
  • Criação de textos, como propostas, contratos ou relatos.
  • Criação de imagens, como peças de design.
  • Julgar.
  • Avaliar.
  • Decidir entre alternativas.
  • Traduzir idiomas.
  • Aprovar ou autorizar.

E muitas outras.

Podemos dizer que uma atividade humana dentro do processo pode ser traduzida por aquilo que a pessoa faz. Mas ao estar integrada ao processo, ela contará com uma série de atividades automatizadas de auxílio, realizadas pelo sistema, como alertas ou avisos de que certa atividade humana não foi realizadas no prazo, por exemplo.

O objetivo do BPM Humam Centric é definir essas atividades em “pacotes” que possam ser padronizados e integrados em diversos processos. Com isso, criam-se “unidades de trabalho” que podem ser mais facilmente alocadas pela alta gestão da empresa. A definição dessas atividades humanas alocáveis é a base do BPM Human Centric.

Para que você entenda melhor, tenha em mente o seguinte:

Cada uma dessas “Atividades” é a descrição de um trabalho humano real que deve ser feito e precisa conter:

  • Notificação
  • Informação
  • Conclusão
  • Prazo limite
  • Alertas e avisos

Portanto, o BPM Human Centric pode ser entendido como uma maneira de desenhar os fluxos de processos que contém atividades humanas de difícil substituição de forma a propiciar a melhor gestão e execução. Normalmente são complementares aos processos System Centric, que são focados em substituir ao máximo a intervenção humana por meio da automação.

Saiba mais: A evolução do BPM Humano para o BPM Social

Características do BPM Human Centric

  • Mais flexibilidade
  • Adaptabilidade
  • Agilidade na resposta a eventos
  • Capacidade de redistribuir o trabalho
  • Possibilidade de colocar tarefas em espera
  • Acesso móvel
  • Integração mais fácil com outros sistema

Os benefícios proporcionados por essas características normalmente incluem a redução do risco, taxas mais elevadas de conformidade, um maior apoio na gestão e uma melhor interação com os clientes.

Veja também: 5 benefícios de BPM

10 passos para “empacotar” uma atividade humana

Separamos para você uma metodologia elaborada pelos professores Keith Swenson e Jim Farris para definir as atividades humanas que farão parte de um processo BPM Human Centric

1. Defina seu objetivo

Antes de iniciar qualquer projeto você deve ser claro sobre o que você quer realizar.

2. Identificar o trabalho humano

Comece por enumerar as tarefas que devem ser realizadas por pessoas, isto é que dependem de habilidade humana para ser realizadas.

Normalmente elas podem ser divididas em três categorias:

  • Decisões a serem tomadas.
  • Tarefas que já poderiam estar automatizadas mas ainda não foram.
  • Tarefas físicas, como embalar mercadorias, por exemplo.

3. Determinar a conclusão das atividade

Envolve escolhas. As tarefas humanas podem redundar em mais de uma conclusão, como: certo ou errado, aceito ou rejeitado, aprovado ou reprovado etc.

4. Colocar as tarefas em ordem

O trabalho e as conclusões devem ser identificados por meio de um diagrama de rede das atividades humanas que devem ser realizadas adequadamente. Deixe clara as condições e a ordem das atividades.

5. Determinar quem faz o que

Após as tarefas terem sido identificadas e colocadas em ordem, deve-se determinar quem serão os responsáveis por executar as tarefas.

6. Determinar as informações que devem ser usadas

Aqui é necessário especificar um esquema ou um conjunto de esquemas que esclareçam as informações necessarias para a execução das atividades.

7. Definir o acesso à informação para cada atividade

Em alguns pontos do processo, certas informações podem ser lidas e atualizadas. Em outros pontos, a informação pode ser lida, mas não atualizada. Há também momentos no processo em que a informação é completamente invisível pois ou ainda não foi especificada ou não é relevante para a atividade em questão.

8. Determinar prazos

Uma atividade pode ter que ser realizada em um período de tempo e isso deve ficar calro.

9. Projetar a apresentação da informação

Isso vai dar uma cara as informações e sua apresentação visual. Ela pode ser específica para cada atividade, ou a mesma através de todo o processo.

10. Integrar a informação

Determine como as informações necessárias em um processo podem ser coletadas de várias fontes e enviadas para vários destinos.

Ao completar esses passos, você terá definido uma das  “atividades humanas” para compor seu sistema BPM Human Centric.

Perceba que esta á apenas uma das abordagens, assim como outras igualmente válidas para o gerenciamento de processos empresariais.

Veja mais: Definição de BPM: saiba como agregar valor ao seu negócio

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