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KPI: conheça os principais tipos de indicadores de desempenho de processos utilizados por empresas

“O que não é medido não pode ser gerenciado.”

Esta famosa citação é de autoria de Peter Ferdinand Drucker, renomado escritor, professor e consultor austríaco que é considerado até hoje o pai da administração moderna. Mas o que a célebre frase de Peter Drucker tem a ver com KPI?

A sigla KPI corresponde ao termo inglês “Key Performance Indicator”, que traduzido para o português significa, literalmente, “Indicador Chave de Desempenho”.

O que exatamente é um KPI e qual a sua finalidade?

KPI’s são ferramentas de gestão largamente utilizadas por empresas do mundo todo para medir e avaliar o desempenho de seus processos e gerenciá-los da maneira mais eficaz e eficiente possível, visando à conquista das metas e objetivos previamente estipulados pelas organizações.

Existem diversos tipos de indicadores de desempenho, cada qual com uma finalidade diferente para uma circunstancia diferente. Essas ferramentas podem ser quantitativas ou qualitativas, significando que, dependendo da intenção do gestor e dos tipos de KPI escolhidos, elas podem tanto avaliar numericamente os processos como mensurar a qualidade com o qual estão sendo executados.

Além de serem poderosas ferramentas de gestão de processos, os KPI’s também funcionam como veículos de comunicação organizacional, pois através deles o desenvolvimento das empresas é compartilhado com colaboradores de diversos níveis hierárquicos.

Desta forma, os diferentes tipos de indicadores de desempenho ajudam a transmitir simultaneamente a missão, a visão e os valores das empresas a seus funcionários, mantendo-os integrados e fazendo com que eles entendam a importância de suas funções dentro de um contexto coletivo.

Confira os tipos de indicadores de desempenho mais utilizados

Atualmente são diversos os tipos de indicadores de desempenho à disposição dos gestores, que escolhem quais e quando utilizarem conforme as necessidades e o planejamento das empresas.

Para facilitar o processo de tomada de decisão, o método mais utilizado é o Balanced Scorecard (Indicadores Balanceados de Desempenho), pela sua capacidade de integrar as ações Estratégicas, Operacionais e Organizacionais de uma empresa, possibilitando simultaneamente a definição das estratégias empresariais, a gestão do negócio, o gerenciamento dos serviços e o foco total na qualidade.

Alguns dos principais tipos de indicadores de desempenho são:

  • Time to Market: corresponde ao tempo de lançamento de um produto, desde a idealização do conceito até a disponibilidade para venda.
  • Lead Time: consiste no tempo de duração de um determinado processo.
  • Stock Out: indica o numero de vezes ou dias em que um item ou produto em estoque tem seu saldo zerado.
  • Market Share: aponta a fatia de mercado conquistada por um produto durante um período.
  • Ociosidade: calcula a porcentagem de tempo em que uma máquina, equipe ou unidade de construção fica sem produzir.
  • Giro de Estoque: relação direta entre consumo (ou saída) e saldo médio em estoque.
  • Turnover: taxa de substituição de funcionários, corresponde a diferença numérica entre admissões e demissões.
  • Tíquete-Médio: total de receita dividido pelo total de vendas.

Há também alguns tipos de indicadores de desempenho utilizados exclusivamente por empresas atuantes em negócios online, como sites de E-Commerce ou Redes Sociais, como por exemplo:

  • Como calcular a taxa de conversão: total de vendas dividido pelo total de visitas ao site
  • Taxa de Rejeição: porcentagem de quantos visitantes acessaram uma única página do site da empresa e logo depois saíram, sem continuar a navegação numa próxima página.
  • Índice de engajamento: total de visitantes que tiveram algum tipo de interação com a página dividido pelo total absoluto de visitantes.
  • Índice de influência social: muito utilizado no Facebook e Twitter, corresponde ao total de posts curtidos ou resultados dividido pelo total absoluto de posts publicados.

 

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