A quantas anda a cultura da qualidade em sua empresa? O conceito de qualidade foi primeiramente associado à definição de conformidade às especificações. Posteriormente o conceito evoluiu para a visão de satisfação do cliente e hoje as organizações adotaram o quesito qualidade de uma forma mais ampla, no que conhecemos como gestão pela qualidade.
A gestão pela qualidade significa criar, intencionalmente, uma cultura organizacional em que todas as transações são perfeitamente entendidas e corretamente realizadas, e onde os relacionamentos entre funcionários, fornecedores e clientes são bem-sucedidos.
O desenvolvimento de uma cultura da qualidade é uma abordagem abrangente que visa melhorar a competitividade, a eficácia e a flexibilidade de uma organização por meio de planejamento, organização e compreensão de cada atividade, envolvendo cada indivíduo em cada nível.
Conheça as 9 regras para a qualidade total nas empresas.
A qualidade precisa ser divulgada aos funcionários, fornecedores e clientes, precisa ser embutida nos valores da organização e em sua cultura. Ela somente será real se estiver difundida e praticada, não estando somente nas normas da empresa ou na cabeça de alguns gestores.
E disseminar a cultura da qualidade envolve conquistar a confiança das pessoas, de forma que elas concordem com os objetivos da empresa, sintam-se parte fundamental para a tomada de decisões e principalmente tenham orgulho de trabalhar nela.
Reúna a cada 15 dias toda sua equipe para apresentar os resultados das ações e informar sobre o desempenho da empresa. Este ato incluirá seus colaboradores no plano geral da organização e resultará na participação e um maior envolvimento das pessoas.
É muito interesse e necessário conhecer novas atitudes e também ouvir sobre as práticas e experiências de outros profissionais, por isso, promova palestras motivacionais e inclua o tema cultura da qualidade entre os temas.
Os treinamentos são e serão sempre a melhor forma de equiparar conhecimentos e colocar uma equipe no rumo certo para conquistar um objetivo. Invista em treinamentos criativos, com dinâmicas de grupo e informações consistentes, baseadas na realidade de sua empresa.
Invista em tecnologia e ganhe em qualidade. O HEFLO BPM, é um software que permite modelar, executar e gerir processos de negócios, tornando a operação ágil e os objetivos gerenciais claros e monitoráveis. Entenda também o que é BPM.
A metodologia Seis Sigma inclui diferentes práticas de gestão que possuem o objetivo de ampliar…
Estamos vivendo num mundo cada vez mais repleto de tecnologias para automatização de processos. Mas…
Neste artigo, vamos falar do diagrama de Ishikawa com exemplos prontos para você entender este…
Você sabe o que são regras de negócios e como elas podem ajudar muito a…
Quando você pensa em liderança, quem vem a sua mente? Um familiar? Um amigo? Um…
Está sem tempo de ler agora? Que tal OUVIR o artigo? Experimente no player acima!…